ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO EM ONCOLOGIA
Responsável: Gleisiane Araujo Vieira
E-mail: gleisiaraujo@gmail.com
Cidade: Sete Lagoas
Local: Farmácia Oncologia

O "Acompanhamento Farmacoterapêutico em Oncologia" é um projeto de cuidado farmacêutico realizado no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas.

 

Realizou-se o acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes em uso de medicamentos orais dispensados pela farmácia oncológica conforme prescrição médica. No primeiro atendimento foi entregue um “Guia de orientações sobre a terapia domiciliar” onde explica as principais informações como: indicação, posologia, armazenamento e efeitos colaterais esperados. Nas demais dispensações foram sanadas as dúvidas e certificava-se que o paciente fez o uso correto do medicamento. Como resultado da análise realizada obtivemos nos meses de agosto e setembro/2023 um quantitativo de 1.643 pacientes dos quais a dispensação não era monitorada, destes identificou-se que 242 pacientes não fizeram a retirada dos medicamentos orais na farmácia.

 

Ao iniciar o acompanhamento farmacoterapêutico nos meses de outubro e novembro/2023 foram recebidos 1.396 pacientes, destes 205 não fizeram a retirada dos medicamentos orais, tendo uma redução de 37 pacientes em comparativo aos dois meses anteriores.

 

O trabalho promove a melhora da adesão dos pacientes ao tratamento e facilita o elo entre o médico prescritor e o paciente, que por vezes demora a voltar na consulta. Sendo a farmácia a responsável pelo acompanhamento do tratamento até o retorno ao médico.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho/BH
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG