Um projeto do CRF/MG que tem o objetivo de valorizar e disseminar no estado de Minas Gerais e todo Brasil a cultura da responsabilidade social e ambiental, ressaltando as ações de profissionais e empresas do segmento farmacêutico que desenvolvem ações que impactam positivamente a organização e a sociedade.
O projeto "Microbiologia sem Fronteiras" nasceu ao compartilhar o processo e resultados do Projeto "Seres vivos: a vida que a gente não vê", inscrito na 3ª edição do Atitude Farmacêutica.
Por meio do convite da Dra Raquel Vilela para participação do Mutirão da Pele em Teófilo Otoni, conduzimos o do setor de Micologia do projeto. A equpe é formada com o apoio de 120 médicos, em 20 municípios, com a participação dos estudantes UFMG. Os pacientes atendidos são encaminhados para exames laboratoriais para diagnóstico diferenciail de doenças de pele, pelos, couro cabeludo e unhas.
Nosso objetivo é alcançar o maior número de pacientes de diferentes faixas etárias e contextos sociais. Queremos semear a percepção e conscientização sobre o mundo microbiológico; promover ações de educação; auxiliar em equipes multidisciplinares em diagnósticos diferenciais em doenças de pele como micoses cutâneas e subcutâneas.
Em 2024 esperamos contar com a parceira com Instituto Dauher para combate ao câncer de pele. Participar do Mutirão da Pele em 2024.Desenvolver novas abordagens de promover educação e prevenção.