Um projeto do CRF/MG que tem o objetivo de valorizar e disseminar no estado de Minas Gerais e todo Brasil a cultura da responsabilidade social e ambiental, ressaltando as ações de profissionais e empresas do segmento farmacêutico que desenvolvem ações que impactam positivamente a organização e a sociedade.
O projeto "Plantas medicinais e fitoterápicos" é desenvolvido por professores e estudantes pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, com ojetivo de incentivar a valorização da diversidade de plantas medicinais disponíveis, visando que o Brasil é um país privilegiado por sua flora e esses recursos devem ser estimados, fortalecendo assim a conexão entre as pessoas e a natureza, enquanto se promove uma abordagem mais integrativa e equilibrada da saúde.
Além disso, o Projeto de Intervenção do grupo tem como objetivo interagir com os habitantes locais para auxiliar na conscientização, por meio de explicações sobre o assunto. A intervenção tornou possível a conscientização e apelo à comunidade diante dos fatos acima mostrados, contribuiu grandemente com a disseminação das formas corretas de utilizar fitoterápicos e também, as atividades que relembraram a infância juntamente com a cooperatividade de todos, trouxeram uma interação de forma saudável entre os participantes. Mediante isso, considera-se um trabalho impar para a formação profissional dos integrantes e participantes.
A fitoterapia, uma das práticas terapêuticas mais antigas da história da humanidade, tem sido utilizada em todo o mundo para tratar doenças, prevenir e promover a saúde. O trabalho ressalta a importância da riqueza da biodiversidade brasileira e do conhecimento tradicional e científico.
Foram realizadas ações de intervenção em diferentes locais. Sistematização, por meio da produção e da apresentação de um material educativo (cartilha) acerca do uso racional de plantas medicinais e fitoterapicos, bem como, a fabricação de um fitoterapico junto a comunicade para tratamentos de transtornos menor (analgésico, problemas gastrointestinais, respiratórios, hepáticos, ansiolíticos, antioxidantes, termogênicos, entre outros).
Vídeos do projeto podem ser visto: https://projetointegrador.unipam.edu.br/projetos/galeria/8070