Alinhada à Organização Mundial da Saúde, a Farmacêutica Bioquímica Luciana Chavasco, idealizou o Projeto Ventre Nosso, que visa contribuir para a aceleração da erradicação do câncer de colo de útero, através da implantação de ferramentas existentes, porém ainda de acesso restrito à população.
Em 2020, mais de meio milhão de mulheres tiveram câncer do colo do útero e cerca de 342 mil morreram em consequência - a maioria nos países mais pobres. Programas de incentivo à vacinação, rastreio e tratamento precoce são essenciais para mudanças no cenário epidemiológico desta doença. As ferramentas para erradicação deste câncer fundamentam-se na intervenção tripla: prevenção primária (vacina contra o HPV), prevenção secundária (rastreio citológico) e tratamento precoce associado à assistência com cuidados paliativos às portadoras de tumores invasivos.
Para que a meta seja atingida, será necessário um trabalho multidisciplinar e um engajamento coletivo de diferentes esferas. Juntamente com a vacinação de meninas contra o HPV, a implementação dessa estratégia global poderia prevenir mais de 62 milhões de mortes por este câncer.
Conheça nosso projeto e seja um agente multiplicador dessa nobre causa: uma geração sem câncer de colo de útero!