Há 28 anos o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) realiza o Congresso de Farmácia e Bioquímica. Um evento que, ao longo dos anos, se consolidou como o segundo maior do país e o maior do estado, graças à seriedade e empenho que o Conselho sempre dedicou ao evento, visando levar conteúdo relevante para os congressistas.
Recebi a responsabilidade de presidir a 14ª edição, que acontece em Belo Horizonte, nos dias 10, 11 e 12 de agosto. Estar à frente de um evento que possui tamanha relevância nacional, e com as proporções que ele tem, é algo de extrema responsabilidade. Ao mesmo tempo desperta grande motivação, especialmente pela certeza de que tudo que estamos preparando, especialmente para esta edição, vai contribuir verdadeiramente para o dia-a-dia da profissão.
Quando iniciamos as discussões sobre qual seria a temática do congresso, tínhamos muito claro em nossas mentes que o principal intuito era o de reiterar o papel crucial que nós, farmacêuticos, temos para a comunidade.
Seja o indivíduo, com suas necessidades únicas; a família, que historicamente sempre teve o farmacêutico como uma referência para assistência e orientação sobre medicamentos; ou a sociedade, que tem entendido que o nosso papel extrapola a dispensação e controle de medicamentos e, cada vez mais, tem cobrado nossa presença efetiva, não apenas em farmácias e drogarias, mas também em hospitais, clínicas e outros ambientes de saúde.
Para nós também era de suma importância mostrar o vasto campo de atuação da nossa profissão. A maior parte dessas atividades é pouco explorada e, atualmente, muitas delas têm aberto boas oportunidades para a nossa atuação, tais como os campos da estética, oncologia, hospitalar, magistral e práticas integrativas, isso sem contar os campos de análises clínicas, indústria, saúde coletiva e as sempre crescentes farmácia clínica e comunitária. Por isto, a Comissão Científica do 14° Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais (14CFBMG) montou uma grade de cursos, palestras, oficinas, minicursos e mesas-redondas que visa englobar o maior número possível de temas, sempre com profissionais de renome e reconhecidos na área em que atuam.
Outro ponto pensado foi buscar meios para democratizar e viabilizar ao máximo a participação dos farmacêuticos. Por isto as inscrições têm valores bastante convidativos, sendo um dos mais baixos em relação a outros eventos da área. Até o dia 16 de junho, farmacêutico inscrito do CRF/MG paga apenas R$ 150,00 de inscrição, enquanto estudante R$ 100,00.
Além de muito conhecimento, nos preocupamos também em oferecer a você, congressista, palestrante, parceiro e patrocinador, que vem de todo o Brasil, uma programação cultural com o que de melhor a Região Metropolitana de Belo Horizonte tem a oferecer.
Tudo está sendo feito com muito cuidado, profissionalismo e carinho. Esperamos que você consiga usufruir ao máximo o que estamos preparando.
Nos vemos no 14° Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais!