Dentro do 14CFBMG será realizado o I Congresso Mineiro de Farmácia Estética e Cosmetologia. A área é uma das mais promissoras em que o farmacêutico pode atuar. De acordo com matéria publicada pela Exame, especialistas acreditam que o setor deve apresentar taxas de crescimento no faturamento cada vez maiores até pelo menos 2020.
Ainda de acordo com a matéria, um estudo realizado pelo SPC Brasil mostra que, em um cenário de crise, o brasileiro opta por cortar atividade de lazer em vez de gastos com a beleza. Este comportamento favorece a "Indústria da Beleza", que voltou a crescer em 2016.
O I Congresso Mineiro de Farmácia Estética e Cosmetologia contará com a presença de renomados profissionais do mercado nacional, que apresentarão as principais novidades e tendências do setor.
Além disso, serão oferecidos cursos e oficinas com o formato prático e dinâmico, que vão permitir ao congressista conhecer e se aprimorar no desenvolvimento e prescrição de dermocosméticos, além de apresentar as técnicas de última geração no tratamento estético.
O Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF), promovem durante o 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais o I Congresso de Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais.
O evento tem como tema central o Programa Farmácia de Todos e o Papel do Farmacêutico na Consolidação do Sistema Único de Saúde.
Durante os três dias do congresso os profissionais terão a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e discutir sobre as principais diretrizes da Política Estadual de Assistência Farmacêutica, além de permitir o intercâmbio interdisciplinar entres pesquisadores, gestores e profissionais inseridos na atenção à saúde.
A programação do evento ocorre no Auditório Topázio (1700 lugares) e estará aberta a todos os participantes do Congresso.
Com I Congresso de Assistência Farmacêutica no SUS de Minas Gerais, o CRF/MG consolida a parceria com a SES/MG-SAF, e destaca o profissional farmacêutico como fundamental para excelência dos serviços prestados na saúde coletiva.
Outra iniciativa inédita que acontece dentro do 14CFBMG é o I Fórum Farmacêutico de Saúde da Mulher. O intuito é abrir uma discussão em torno de diversas questões relacionadas ao tema, com mediadoras de renome, trazendo à luz questões não apenas das profissionais da área, mas da sociedade como um todo, na busca por soluções concretas para questões que as afetam.
Quem está à frente do o I Fórum Farmacêutico de Saúde da Mulher é a Comissão Assessora da Mulher do CRF/MG, a primeira entre todas as entidades da área da saúde do país. Criada no Dia Internacional da Mulher (8 de maio), a Comissão tem à frente a presidente do 14CFBMG e vice-presidente do CRF/MG Elaine C. Coelho Baptista, além de Mariana M. Gonzaga do Nascimento, Júnia Dark V. Lelis, Anne Borges Silva, Thais R. de Caux, Barbara Taciana Furtado e Tânia Azevedo Anacleto.
Para se ter uma ideia da importância e atuação da mulher farmacêutica, apenas em Minas Gerais, em fevereiro de 2017, dos 23.419 farmacêuticos registrados no CRF/MG, 16.391, ou seja, 70% são mulheres. Dessas, 13.089 (79,85%) têm idade entre 25 e 45 anos.