Minas de Superação inicia capacitação dos parceiros para o combate da violência contra a mulher

O projeto Minas de Superação – Doses de força e competência - dá mais um passo com o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento da violência contra a mulher. Desde março, quando foi lançado pelo Grupo Técnico de Trabalho da Mulher, a coordenadora Elaine Baptista tem feito reuniões e contatos com vários parceiros para dar visibilidade às ações que possam contribuir para a redução da violência contra a mulher.

Entre as linhas de atuação propostas estão módulos de capacitação para a devida orientação aos atores da rede de enfrentamento da violência contra a mulher, entre eles, os farmacêuticos. Dessa forma, os farmacêuticos passarão a conhecer as referências de cada região para uma aproximação com esses contatos e saberão como agir no seu ambiente profissional, contribuindo com a rede de enfrentamento juntamente com as Policias Civil, Militar e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O módulo I será de reuniões e lives regionalizadas, que começam no próximo dia 7 de julho, na região Central. A reunião terá a participação da delegada Isabella Franca Oliveira, da Tenente-coronel PM Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues e do juiz Dr. Gustavo Corte, de Vespasiano. A live começa às 19h, no canal do Youtube do CRF/MG, /crfminasgerais. Todas as reuniões serão mediadas pela coordenadora do GT da Mulher, Elaine Baptista.

Norte de Minas

A reunião/live com os parceiros do Norte de Minas será no dia 8/8, também às 19h, no canal do Youtube do CRF/MG, /crfminasgerais.  Participarão a delegada Kiria Silva Orlandi, a Tenente-coronel |PM Daisy Ferrarezi Moura e o juiz Dr. Matheus Miranda, de Águas Formosas.

Triângulo Mineiro

No Triângulo Mineiro o Minas de Superação-Doses de força e competência contará no dia 13 de julho com a participação na reunião/live da juíza Dra. Solange Reimberg, de Patos de Minas, da delega Mariana Pontes Andrade e da 1ª Tenente PM Bruna Almeida de Resende Lara.

Sul de Minas

No Sul de Minas a reunião será no dia 14 de julho e terá a participarão da juíza dra. Aila Figueiredo, de Alfenas, da delegada  Karyna Tribst de Campos, de Itajubá e da capitã PM Jane de Oliveira Barreto Calixto.

Zona da Mata e Região Leste

No dia 15 de julho é a vez das regiões Zona da Mata e Leste debaterem e fortalecerem a rede de enfrentamento de violência contra a mulher, com a participação da juíza dra. Cibele Barroso, de Itabira, a delegada Bianca Mondaini e o 1º Sargento Webert Meneses Pereira.

“O que pretendemos com a regionalização das reuniões é uma melhor articulação e aproximação entre os atores envolvidos”, explica a coordenadora do GT, Elaine Baptista. Entre esses atores, o projeto conta hoje com a participação da Comissão da Mulher do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Polícias Civil e Militar, Ordem dos Advogados do Brasil– Seção Minas Gerais, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher e Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A coordenadora explica que os próximos módulos compreendem a “Atuação do Ministério Público e contextualização do cenário atual” e “ Relato pessoal de casos de violência” e serão realizados em agosto e setembro.