Farmacêuticos estão, sim, no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19 em MG

Comunicação CRF/MG - 22/01/2021 às 17:09:22

Farmacêuticos estão, sim, no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19 em MG

 

Desde dezembro, por meio de ofícios encaminhados ao Governo do Estado (SES-MG), à Associação Mineira de municípios (AMM) e ao Cosemns-MG, o CRF/MG solicitou a  inclusão dos farmacêuticos no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19.

Agora, o CRF/MG criou o e-mail vacinacovid19@crfmg.org.br, para receber as denúncias dos municípios que estão descumprindo as recomendações do Ministério da Saúde ao não incluírem os farmacêuticos no grupo prioritário.

A presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros, sugere que “se chegaram doses suficientes na sua cidade e você não foi vacinado ou se tomar conhecimento que outras pessoas que não fazem parte do grupo priotário já foram imunizadas, denuncie”.

As denúncias podem ser também encaminhadas para o 136, do Ministério da Saúde, para o telefone (31)3330-8409 ou na Ouvidoria do Ministério Público Estadual, no site www.mpmg.mp.br, onde pode ser feita a manifestação online

O CRF/MG tem encaminhado ofícios direcionados aos municípios que receberam a imunização e que não estão incluindo os farmacêuticos no grupo prioritário, onde estão os profissionais de saúde.

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde solicitou a todos os CRFs a lista dos farmacêuticos inscritos e a faixa etária que se enquadram, para colocá-los no grupo prioritário.

Nota da SES-MG

Nessa quarta-feira, 20/01, em sua Nota Técnica nº 1/SES/SUBVS/202, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reafirma que “neste primeiro momento a vacinação de uso emergencial será destina a profissionais da saúde extremamente expostos e grupos de alto risco.”

A Nota Técnica ainda afirma: “Cabe esclarecer que TODOS os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.”

Ainda com base no documento, os farmacêuticos estão descritos entre as classes de profissionais definidas no grupo prioritário, sendo que a quantidade de doses disponibilizada terá como base o quantitativo de profissionais da saúde vacinados contra Influenza em Minas Gerais e o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES.

 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG