Farmacêuticos são premiados pelos projetos com atitude em cerimônia no CRF/MG

Comunicação CRF/MG - 21/01/2022 às 15:49:30

Farmacêuticos são premiados pelos projetos com atitude em cerimônia no CRF/MG

Na quinta-feira, em cerimônia em comemoração ao Dia do Farmacêutico, o CRF/MG recebeu farmacêuticos e representantes de entidades farmacêuticas, quando houve a divulgação e premiação dos vencedores do projeto Atitude Farmacêutica.

No auditório da sede, a presidente Júnia Célia de Medeiros parabenizou os colegas, lembrando a importância do trabalho do farmacêutico junto à população como o profissional do cuidado e destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais. Ela ressaltou que essa gestão prioriza a orientação técnica e a valorização dos farmacêuticos. Mas, para isso, segundo ela, é necessário que todos façam a sua parte, participando dos projetos do Conselho e votando nos projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa, que preveem piso salarial para a categoria. ”Vamos continuar trabalhando juntamente com o CFF e as entidades sindicais para defender a votação do piso salarial, cujo projeto tramita na Câmara dos Deputados. Mas é preciso a mobilização de todos, da cobrança junto aos parlamentares para pedir apoio a esse e a outros projetos que valorizam o farmacêutico”, enfatizou.

A presidente aproveitou a oportunidade para anunciar a volta das capacitações do CRF/MG, do lançamento ontem do CRF ON, plataforma de whatsapp para atendimento mais rápido aos farmacêuticos e outros projetos, como o de empreendedorismo, que será implementado em fevereiro.

Atitude Farmacêutica

O Atitude Farmacêutica é um projeto do CRF/MG para divulgar as ações voluntárias sociais e ambientais desenvolvidas pelos farmacêuticos em seus locais de trabalho ou na comunidade em que atuam como profissionais. E bons exemplos não faltam.

Nessa segunda edição, houve a participação de 13 projetos, sendo um de Recife-PE e foram premiados três, escolhidos pela categoria.

E o primeiro lugar ficou com o farmacêutico Jefferson Fernandes Soares, com o projeto “Hoje eu não te acendo, pois não quero que me apague amanhã”, que ele realiza na cidade de Bocaiúva, no Norte de Minas e que visa a cessação do tabagismo na Atenção Primária do Serviço de Saúde Pública em sue município. Até agora, ele já conseguiu que cem pessoas parassem de fumar e promete continuar esse trabalho para que mais pessoas deixem o tabaco.

A professora Luciene Alves Marques, ficou em segundo lugar com o projeto “Farmácia Legal – Tem Cuidado Farmacêutico na Saúde Mental”, realizado na cidade de Alfenas, Sul de Minas. O seu projeto visa resolver problemas relacionados à polimedicação de pacientes do Centro de Apoio Psico-social (CAPS), desenvolvido no Núcleo de atenção Farmacêutica da Universidade Federal de Alfenas – a UNIFAL – com objetivo de melhorar a condição de saúde dos pacientes com transtornos psiquiátricos, por meio de consultas e atendimento farmacoterapêutico.

O terceiro lugar ficou com o farmacêutico Sérgio Ribeiro Cardoso, com o projeto “Semear no Vale – Banheiros Transformam Vidas”, desenvolvido em cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nessas regiões, Sérgio constrói banheiros multiuso com tratamento completo de esgoto, equipados com fossas sépticas econômicas, área de tanque para lavagem de roupas, pias com torneiras para higienização de utensílios domésticos e fornecimento de água filtrada para a população carente.

Todos os contemplados foram premiados com cortesias para participarem de dois congressos, sendo o 6º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes e o 1º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica, com um kit da Unimed, contendo mochila, viseira e squeeze. Os dois primeiros colocados receberam também uma mochila do Senac.

Além da premiação, os três farmacêuticos receberam certificado do CRF/MG, que foram entregues pelo diretor Secretário-geral Christian Francisco de Matos; pela vice-presidente Márcia Alfenas e pelo Conselheiro Federal Gerson Pianetti, que é padrinho do projeto, juntamente com o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge João, que foi representado pelo Conselheiro.

Em sua fala, o Conselheiro parabenizou os farmacêuticos pela data e pelo trabalho que realizam em suas cidades. Conforme disse, “a profissão farmacêutica precisa estar sustentada em três pilares: conhecimento, ética e atitude. E atitude que vocês demonstram com esses projetos não foi ensinada em faculdade, é inerente a vocês, que têm habilidade para o acolhimento”.

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Validar PGRSS
Anuidade
Empresa Nova - Registro