1º de dezembro: Dia Mundial da Luta Contra AIDS

Comunicação CRF/MG - 01/12/2021 às 08:33:55

1º de dezembro: Dia Mundial da Luta Contra AIDS

Hoje, 1º de dezembro, é dedicado ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.  No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
 A AIDS é conhecida como a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, uma doença caracterizada por deficiência do sistema imunológico do indivíduo.
O vírus causador da AIDS é o Retrovírus HIV, que atinge células como os linfócitos T CD4 +,  capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo.
A transmissão do vírus da AIDS no organismo do ser humano pode ser por meio de relação sexual; transfusão de sangue; uso de agulhas ou outros instrumentos penetrantes não esterilizados (como uso de drogas) e da mãe para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação.
A prevenção à contaminação pelo HIV consiste no uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção, distribuição  de preservativos masculinos e femininos e de gel lubrificantes ou o Tratamento para Todas as Pessoas – TTP; a Profilaxia Pós-Exposição – PEP; e a Profilaxia Pré-Exposição – PrEP. O aconselhamento sobre HIV/Aids e outras ISTs; incentivo à testagem; adesão às intervenções biomédicas; vinculação e retenção nos serviços de saúde; redução de danos para as pessoas que usam álcool e outras drogas; e estratégias de comunicação e educação entre pares, são outras formas de prevenção.
O farmacêutico atua de forma contínua no combate e prevenção a AIDS, isso porque, diariamente, como profissional de saúde de mais fácil acesso para a população orienta os pacientes e usuários acerca do uso correto de preservativos e sua importância, bem como na realização de testes rápidos.
Nas Unidades de Dispensação de Medicamentos do SUS (UDM-SUS) ele realiza o acompanhamento farmacoterapêutico dentro de uma proposta de atenção farmacêutica, que é fundamental no manejo clínico de pacientes com HIV/AIDS.
O farmacêutico atua na integração da equipe multidisciplinar da Unidade de Saúde e é responsável por orientar o paciente em relação a aceitação ao tratamento com terapia antirretroviral, esclarecendo todas as dúvidas, estimulando sua utilização e realizando todo o acompanhamento durante o tratamento.