OPAS - 20/09/2016 às 14:31:48

Dispensação de medicamentos é tema de novo fascículo da Organização Pan-Americana da Saúde

Lançado nesta segunda-feira (19), o novo fascículo da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica” aborda o tema “Dispensação: dispensar e entregar não são sinônimos”. O artigo foi escrito pelo farmacêutico e mestre em Saúde Pública José Miguel do Nascimento Júnior, com colaboração de Maria Ondina Paganelli, Noemia Urruth Leão Tavares, Orlando Mário Soeiro e Karen Sarmento Costa.

Segundo Nascimento, é fundamental para profissionais de saúde compreender as diferenças entre o ato de “dispensar” e “entregar” medicamentos. “A dispensação enquanto serviço integrado às ações de saúde na rede de atenção tem como elementos norteadores a promoção do uso racional de medicamentos para população e a efetiva participação do farmacêutico, enquanto na entrega de medicamentos nem todas as informações necessárias para o uso correto de medicamentos está assegurada.”

A dispensação de medicamentos pode ocorrer durante a consulta farmacêutica ou diretamente nos pontos de acesso da Rede de Unidades de Saúde. Neste momento, é fundamental assegurar que o medicamento seja entregue ao usuário certo, na dose prescrita, na quantidade adequada e com orientações sobre seu uso racional.

Por isso, o autor afirma que o desenvolvimento de políticas e programas específicos que fortaleçam a assistência farmacêutica e readéquem o modelo da Rede de Atenção à Saúde (RAS) se tornam cada vez mais necessários.

Sobre a série “Uso Racional de Medicamentos”

O projeto fornece aos profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) informações confiáveis e isentas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Nos próximos meses, serão lançados mais quatro fascículos em português e com linguagem acessível. A escolha dos temas sobre condutas terapêuticas baseou-se, principalmente, nas dez maiores causas de morte apontadas pela Organização Mundial da Saúde em maio de 2014. A publicação é uma parceria da OPAS/OMS com a pesquisadora Lenita Wannmacher.

O artigo está disponível para download gratuito na página da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, assim como as outras 15 publicações lançadas nos últimos meses.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Impressão CRT
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG