CFF - 29/09/2016 às 13:30:10

Farmacêuticos contribuem com livro sobre Panorama da Contracepção de Emergência no Brasil

O Instituto de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, editou o Panorama da Contracepção de Emergência no Brasil. Organizado por Regina Figueiredo, Ana Luiza Vilela Borges e Silvia Bastos, contou com a colaboração de profissionais de diversas áreas, incluindo a farmacêutica-bioquímica Vanusa Baeta Figueiredo Peres (consultora do Ministério da Saúde), e as farmacêuticas Luiza Lena Bastos, Naira Villas Bôas Vidal de Oliveira e Iolanda Szabo, todas ligadas à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A proposta surgiu de parceria do Instituto de Saúde com a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e a Rede Brasileira de Promoção de Informações e Disponibilização da Contracepção de Emergência (REDE CE), que reuniu pesquisas e análises elaboradas por diversos interlocutores de instituições relacionadas ao tema para compor a divulgação.

Em 11 capítulos, a obra apresenta a situação e análise quanto a contracepção de emergência no cenário internacional, latino-americano e nacional, enquanto conquista de direitos sexuais e reprodutivos. No Brasil, este direito está disponível no âmbito público e privado em casos de violência sexual e situações corriqueiras por falha ou não uso de métodos contraceptivos.

O livro trata do conhecimento desse tipo de método contraceptivo e seu uso pelas mulheres, incluindo jovens, a percepção e orientação de ginecologistas, enfermeiros, serviços de atenção básica em geral e farmacêuticos. Também são expostas as barreiras enfrentadas para o emprego e disponibilidade na rede pública de saúde,o modo pelo qual a mídia brasileira trata o tema e a difusão por meio da Internet como amparo estratégico para atingir o público mais jovem. A intenção é contribuir para o registro histórico dessa política e dar base para que sejam feitas avaliações das ações de planejamento familiar da reprodução, visando reforçar sua promoção como um direito.

Consulte também outras publicações sobre saúde coletiva:

http://www.saude.sp.gov.br/instituto-de-saude/producao-editorial/temas-em-saude-coletiva.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Impressão CRT
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG