CFF vai regulamentar competências clínicas do farmacêutico no cuidado em diabetes
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) vai regulamentar as competências clínicas do farmacêutico no cuidado e na educação da pessoa com diabetes. A regulamentação se faz necessária para atender os novos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Diabetes Tipo 2, recentemente publicados pelo Ministério da Saúde. A atualização do PCDT, em dezembro de 2023, reconheceu a importância da atuação do farmacêutico, especialmente na educação em saúde para o uso de dispositivos no cuidado em diabetes.
Estimativa realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, coordenada pelo conselheiro federal suplente, Roberto Canquerini, mostrou que para cada real investido na contratação de farmacêuticos encarregados do acompanhamento de pacientes com diabetes e asma, R$2,50 retornam para os cofres municipais. Em Porto Alegre, em um ano, 1,5 mil consultas farmacêuticas para pacientes com asma e 16 mil para os de diabetes resultaram em uma economia de R$8,3 milhões.
A proposta de regulamentar as competências clinicas do farmacêutico estão alinhadas com a sugestão encaminhada ao CFF pelo professor Lysandro Borges, que no dia 20 de fevereiro, das 18h30 às 21h30, estará no CRF/MG para falar sobre “Os 7 pilares da Educação em Diabetes: desvendando da insulinoterapia ao monitoramento contínuo de glicose”.
O professor trabalhou na elaboração da minuta junto com o Departamento de Farmácia da Sociedade Brasileira de Diabetes , formado pelo coordenador do Departamento de Farmácia da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), José Vanilton de Almeida, sendo membros ainda os farmacêuticos Mônica Lenzi, professora Angelita Melo, diretora de Formação da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), o conselheiro federal de Farmácia suplente pelo Rio Grande do Sul, Leonel Almeida, o professor Lizandro Borges (SE), Eliete Bachrany Pinheiro (SP) e Wesley Magno Ferreira (GO).
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h