Chamada de artigos para número especial da revista científica do CRF/MG: COVID-19 e informações a profissionais da saúde

Comunicação CRF/MG - 22/05/2020 às 09:23:31

A BJHP é uma revista de divulgação científica do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.

Diante da necessidade iminente de informações idôneas baseadas na literatura científica, na experiência e em trabalhos de pesquisa relacionados à infecção em humanos pelo vírus SARS-CoV-2, a denominada COVID-19, convidamos farmacêuticos, profissionais da saúde, profissionais das diferentes áreas da saúde e de ciências biológicas, pesquisadores, docentes, estudantes e afins, para a submissão gratuita de trabalhos redigidos em língua portuguesa e originais.

Os trabalhos podem ser artigos científicos originais, artigos de opinião, informativos, relato de casos, revisões sistemáticas e similares. Todos devem apresentar justificativa e informações baseados em literatura científica qualificada e registradas nas bases de dados correntes (PuBMed, Scielo, Lilacs, Cochrane, Scorpus, e similares) e fontes de instituições e sociedades de divulgação de informações mundiais e nacionais do COVID-19 (MS Brasil, OPAS, OMS, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Infectologia, ANVISA, e similares). Relatos de ações profissionais serão aceitos desde que sigam o exposto acima, ou seja, que sejam ações baseadas em justificativas e conteúdo científico.

Como publicação de acesso livre, a BJHP, CRFMG, acredita que tem a necessidade de colaborar conjuntamente com o setor da sociedade de profissionais de nível superior e pesquisadores, para ampliar a divulgação e acesso a informação científica, contribuindo para a melhor atuação junto às pessoas e aos processos de trabalho na saúde.

Os temas sugeridos relacionados ao COVID-19 são:

•   Vigilância epidemiológica

•   Métodos diagnósticos

•   Estratégias de prevenção e controle

•   Tratamento medicamentoso

•   Biologia do SARS-CoV-2

•   Educação em saúde

•   Gestão em saúde

•   Outros

Os artigos originais e de revisões devem seguir as normas de submissão da BJHP (http://bjhp.crfmg.org.br/crfmg/submissao). Para artigos de opinião, informativos e relato de casos, o tamanho máximo, incluindo referências bibliográficas, deve ser de 5 (cinco) páginas, e os demais detalhes de formato devem ser de acordo com as normas de submissão.

Datas importantes:

•   Limite para submissão para bjhp@crfmg.org.br - 15 de julho de 2020

•   Comunicação de propostas aceitas e pedido de revisão pelos autores: 15 de agosto de 2020

•   Limite para envio de manuscritos finais pelos autores à revista: 30 de agosto de 2020

•   Comunicação de decisões editoriais sobre manuscritos: 15 de setembro de 2020

•   Limite da publicação do número especial (Volume 2, n. 3): outubro de 2020

Dúvidas contato: revistacientifica@crfmg.org.br ou fale com o Editor (grabe@ufop.edu.br

Anuidade 2020
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG