Comitê de Gestão de Crise do CRF/MG lança campanha para doar sangue a Hemominas

Comunicação CRF/MG - 27/05/2020 às 16:58:39

Comitê de Gestão de Crise do CRF/MG lança campanha para doar sangue a Hemominas

A doação de sangue está sendo esquecida, nesses tempos de pandemia.  E preservar os estoques de sangue é medida fundamental nos hemocentros, pois a demanda não para. Pensando nisso e para contribuir, pois a solidariedade é dom do farmacêutico, o Comitê de Gestão de Crise do CRF/MG inicia a campanha “Farmacêutico até no sangue!”, em parceria com a Fundação Hemominas.

A presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros, lembra que, principalmente, nessa fase é preciso exercitar a empatia e se colocar no lugar do outro. “Sabemos que há muita gente necessitando de bolsas de sangue e que os estoques estão baixos devido à pandemia. E nós, que somos profissionais da saúde, podemos colaborar por essa boa causa”, ressalta a presidente.

Sem riscos

A doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa. Mas, para evitar aglomeração, a Hemominas pede que se faça o agendamento online, acesse o site da Hemominas, ou pelo aplicativo MGapp.

As unidades da Hemominas são ambientes seguros. Atenta às recomendações do Ministério da Saúde, a Fundação intensificou os procedimentos de higienização e prevenção, entre eles: a obrigatoriedade do uso do álcool gel/líquido 70% nas mãos (qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades); só serão aceitas caravanas de doadores de, no máximo, 10 pessoas, com agendamento prévio; as salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.

Requisitos

Para doar sangue é necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura: Carteira de Identidade, carteiras de Conselhos de Classe reconhecidos oficialmente, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação.

O candidato deverá estar alimentado. Se for doar pela manhã, fazer uma refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas. Após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação. Após refeições gordurosas ou copiosas será necessário aguardar quatro horas. Refeições com elevado índice de gordura, como a feijoada, podem interferir na execução dos exames; assim, sugerimos que nesta situação a doação seja realizada no dia seguinte. Lembre-se de ingerir líquidos em maior quantidade antes e depois de realizar a doação.

Para doar sangue é preciso estar saudável. O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde. Assim, se estiver apresentando qualquer sintoma, mesmo que leve, deverá aguardar a melhora para então procurar uma unidade de coleta. Lembrando que a doação é um gesto que permite salvar vidas, mas que não deve e não pode prejudicar a saúde do doador.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. Atenção, se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para a doação de sangue.   Todas as condições e restrições para doar sangue, podem ser acessadas aqui

Unidades

Em Belo Horizonte, o Hemocentro da Fundação Hemoninas fica na Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia.

A Fundação tem também unidades de coleta nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia, Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba, Manhuaçu, Passos, Patos de Minas, Ponte Nova, São João Del-Rei, Sete Lagoas, Além Paraíba, Betim, Estação BH, Frutal, Hospital Júlia Kubitschek, Poços de Caldas, Araguari, Bom Despacho, Barbacena, Lavras, Leopoldina, Muriaé

Acesse aqui os endereços e horários de funcionamento de todas as unidades da Hemominas.

Com informações da Hemominas.

Anuidade 2020
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG