CRF/MG participa de audiência na ALMG para debater o uso racional de medicamentos

Comunicação CRF/MG - 17/05/2022 às 18:37:58

CRF/MG participa de audiência na ALMG para debater o uso racional de medicamentos

 

 

Na manhã dessa terça-feira, 17/5, pela primeira vez, a campanha de Uso Racional de Medicamentos do CRF/MG -  "Medicamentos na Saúde da Mulher", foi tema de audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), na Assembleia Legislativa. A campanha que tem foco na saúde da mulher se estende durante o mês de maio e visa orientara população sobre o uso seguro e correto de medicamentos.

Desde 1998, o uso racional de medicamentos é uma proposta adotada pela Política Nacional de Medicamentos (PNM), do Ministério da Saúde, que visa disseminar informações e orientações à população sobre o uso correto e seguro dos medicamentos.

Participantes da mesa

A convite da presidente da CDDM, deputada Ana Paula Siqueira, a mesa do debate contou com a participação dos diretores do CRF/MG: presidente Júnia Célia de Medeiros, vice-presidente Márcia Oliveira alfenas, diretor Tesoureiro, Sebastião José Ferreira; da coordenadora do Grupo Técnico da Mulher (GTM) do CRF/MG e Conselheira Federal Suplente que representou o Conselho Federal de Farmácia, Elaine Baptista Coelho, Kirla Barbosa Detoni, integrante do GTM, o diretor da Federação Nacional e do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais, Rilke Novato Públio, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde da Regional Leste, Manoel Marques de Azevedo.

Em sua fala, a presidente Júnia Célia destacou a importância de se debater tema tão importante e que impacta a vida de toda a população. Ela destacou que é alta a incidência de intoxicações no país. “Os medicamentos estão entre as principais causas de intoxicação identificadas pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIAT´s), ocupando a primeira posição entre os agentes causadores de intoxicação no país, à frente de produtos tóxicos como raticidas e inseticidas, agrotóxicos, domissanitários, drogas ilícitas e alimentos impróprios para consumo. Por isso, esse debate e a busca de soluções para promover o acesso ao uso seguro dos medicamentos é muito importante”, destacou.

A vice-presidente Márcia Alfenas fez um histórico sobre a assistência de saúde às mulheres fez um breve histórico sobre a assistência de saúde às mulheres e lembrou que “é preciso criar políticas públicas que assegurem os direitos das mulheres também na área da saúde.

A coordenadora do GT da Mulher, conselheira federal suplente Elaine Baptista, apresentou o projeto Minas de superação – doses de força e competência, do CRF/MG, que além da orientação para o combate à violência à mulher, também se preocupa em capacitar farmacêuticos em todo estado para a assistência na saúde e cuidado com a mulher. “Precisamos cuidar de quem cuida”, disse Elaine, lembrando que, culturalmente, a mulher está à frente no cuidado da família e é multiplicadora das informações que recebe.

Kirla Detoni apresentou dados de como a mulher, com suas inúmeras atividades e responsabilidades, tem adoecido com mais frequência e que o uso de medicamentos sem a devida orientação agrava ainda mais o seu quadro de saúde.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde da Regional Leste, Manoel Marques de Azevedo, destacou a necessidade de ampliar o acesso às informações sobre o uso racional de medicamentos e do crescimento da desigualdade social no estado.

O diretor do Sinfarmig, Rilke Públio, lembrou a falta de acesso e direitos que população enfrenta para obter a devida assistência à saúde. “Precisamos que a assistência à população chegue a todos de forma igualitária, independente de gênero ou qualquer outra condição social”, resumiu.

Congratulações

Com vários farmacêuticos que acompanharam a audiência presencialmente e online, a deputada Ana Paula Siqueira, que tem sido parceira e autora dos projetos de lei em prol da categoria farmacêutica, lembrou a importância desse profissional na orientação à população.

Ela destacou a iniciativa do CRF/MG em constituir recentemente o Grupo de Trabalho da Comissão Assessora Parlamentar, com representantes de várias regiões do estado.

No Requerimento 11.066/2022, a parlamentar destacou que “trata-se de iniciativa de grande relevância para os profissionais mineiros da categoria, pois garantirá maior presença da pauta e mais segurança nos projetos que tramitam e irão tramitar no Legislativo.” A deputada encaminhou o requerimento para que seja consignado nos anais da Assembleia legislativa de Minas Gerais o voto de congratulações com o CRF/MG pela iniciativa de aproximar o Conselho ao Parlamento mineiro.

 

 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2022 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG