A tentativa de desconstrução da imagem e das ações do CRF/MG durante a pandemia, especialmente em relação à vacinação, fere não somente toda demonstração de valor dada à classe farmacêutica, como minimiza a dedicação de cada colega que luta junto e cobra de seus gestores municipais a vacinação dos farmacêuticos.
Mesmo antes da divulgação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a COVID-19, em dezembro o CRF/MG encaminhou ofício ao Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) e a deputados estaduais solicitando apoio para a inclusão dos farmacêuticos como grupo prioritário. Buscamos também a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que prontamente nos atendeu e reafirmou que a classe farmacêutica faz parte do grupo de profissionais da saúde que devem ser priorizados na vacinação.
No início da vacinação contra a COVID-19, diante do baixo fornecimento de vacinas, identificamos que caberia aos municípios a operacionalização do plano e que estes deveriam decidir a ordem dos grupos prioritários, de acordo com as características regionais e populacionais.
Fizemos assim uma intensa força tarefa quando encaminhamos ofício ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG), à Associação Mineira de Municípios (AMM) e aos 853 municípios mineiros. Além disso, nossos diretores e fiscais recorreram pessoalmente a muitos destes gestores para solicitar a priorização dos farmacêuticos na campanha vacinal.
Dedicamos um canal exclusivo para atender as questões relacionadas à vacina (vacinacovid19@crfmg.org.br). Nossa assessoria jurídica entra em contato com todos os municípios que porventura criam obstáculos para vacinação dos farmacêuticos e, se for preciso, não deixaremos de cobrar judicialmente o nosso direito.
Contudo, nossa ação mais efetiva e importante foi promover a união dos profissionais que realmente se importam com a profissão, que pegaram nossos ofícios e comunicados e, pessoalmente, foram aos seus gestores municipais lutar pela vacina.
As ações do CRF/MG foram e são divulgadas em nossos canais de comunicação e estas têm sido elogiadas e servido de exemplo para vários conselhos do Brasil.
Nossas ações não foram esgotadas e não serão enfraquecidas até que cada colega tenha sido vacinado.
Diretoria do CRF/MG
Mapa do Site