Farmacêuticos participam de audiência em Brasília contra a venda de MIPS em supermercados

Comunicação CRF/MG - 28/06/2022 às 16:58:23

Audiência pública na Câmara dos Deputados durante toda a manhã dessa terça-feira, 28/06, para debater o PL 1774/2019, que libera a venda de medicamentos em supermercados, foi marcada pela presença dos farmacêuticos representantes dos Conselhos Regionais de Farmácia de todo o país.

Representando o CRF/MG, participaram a presidente Júnia Célia de Medeiros, o Conselheiro Federal Gerson Pianetti, o diretor Tesoureiro Sebastião José Ferreira e a assessora de Diretoria, Aparecida Oliveira.

Além do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e dos CRFs, várias entidades farmacêuticas estavam na reunião, entre elas, sindicatos dos farmacêuticos, Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABC Farma), Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Todos defenderam o medicamento como o insumo da saúde e ressaltaram os riscos da automedicação, mesmo em se tratando de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs).

Para a presidente do CRF/MG, ficou clara a ameaça do poder mercantilista das entidades presentes que defendem o medicamento nas prateleiras dos supermercados. “Eles argumentam que o medicamento nos supermercados terá menor preço e a população mais acesso a eles. No entanto, para nós, farmacêuticos, acesso sem orientação é excesso”, ressalta Júnia.

Em todas as falas, os representantes das entidades farmacêuticas defenderam a farmácia como estabelecimento de saúde e argumentaram a necessidade de orientação farmacêutica para o uso seguro do medicamento e para evitar os altos índices de intoxicação provocadas pela utilização inadequada dos MIPs.

Foi fundamental a participação e a defesa da deputada farmacêutica Alice Portugal na reunião, que explicou a importância do profissional farmacêutico na orientação da população para o uso correto dos medicamentos.

Ela lembrou aos farmacêuticos a necessidade da mobilização da categoria junto aos parlamentares para blindar “essa avalanche dos lucros, como querem os supermercadistas. É muito dinheiro em jogo e, nós, farmacêuticos, precisamos pedir o apoio de todos os deputados para derrubar esse projeto de lei”, enfatizou a parlamentar.

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Validar PGRSS
Anuidade
Empresa Nova - Registro