No Dia Nacional da Vigilância Sanitária, CRF/MG destaca a importância do farmacêutico nas atividades desse órgão

Comunicação CRF/MG - 05/08/2020 às 16:37:48

No Dia Nacional da Vigilância Sanitária, CRF/MG destaca a importância do farmacêutico nas atividades desse órgão

No Dia Nacional da Vigilância Sanitária (Visa), 5 de agosto, homenageamos os profissionais que compõem as equipes nesse trabalho tão importante onde o farmacêutico é um profissional de destaque dentro das Visas. A data foi instituída em 2015, pela Lei 13.098, em homenagem ao nascimento do médico e sanitarista Oswaldo Cruz e marca o reconhecimento da importância estratégica dessa área, responsável por diversas ações de preservação da saúde da população.

Historicamente, o trabalho da Vigilância Sanitária começou no século XIX, com a Família Real, quando havia uma preocupação de controle com os alimentos importados, ou não, que a família recebia. Era um cuidado a mais com a saúde da realeza.

Hoje sabemos que há várias atribuições das Visas, que são descentralizadas e realizam um conjunto de atividades rotineiras que vão desde autorização de estabelecimentos, inspeções e fiscalizações, concedem certificados de boas práticas, licenciamentos para empresas que trabalham com produtos sujeitos à vigilância sanitária, entre outras. Além disso, a Visa pode intervir em qualquer estabelecimento ou atividade que possa apresentar risco à saúde da população.

Entre as suas várias atribuições, estão também inspeções em estabelecimentos, em unidades de saúde, como hospitais públicos e privados, em serviços de dispensação de medicamentos, como as farmácias privativas e públicas, em fábricas de alimentos, de medicamentos, de saneantes, de cosméticos, enfim, em produtos para a saúde, que vão desde os insumos, passando pela importação, exportação até chegar ao comércio varejista.

É o que explica o farmacêutico diretor de Vigilância de Medicamentos e Congêneres da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Alessandro de Souza Melo. Ele relata que o farmacêutico tem papel essencial dentro da Visa, pela própria grade de sua formação acadêmica. Para se ter ideia, somente hoje em sua equipe há sete profissionais farmacêuticos.

Covid-19

De acordo com o diretor, com a pandemia instalada no país, a Visa passou a priorizar os esclarecimentos à população, a edição de normas e orientações e as inspeções da área de fabricação de insumos para o enfrentamento ao Covid-19.

“Já liberamos o funcionamento de uma fábrica de medicamentos hospitalares. Seis fábricas de ventiladores já tiveram algum motivo de intervenção da Visa, interface na atividade de liberação para a importação de máscaras e de kits com teste rápidos, são algumas das atividades que temos desempenhado nesse período”, esclarece Alessandro.

Ele ressalta que o trabalho da Vigilância Sanitária é sempre apontado como desajustado. “Ou fazemos a mais quando se tem que fazer uma ação de interdição de um estabelecimento ou inutilização de produtos, ou fazemos a menos, quando, por exemplo, nos casos graves à saúde da população envolvendo mortes. Acredito que o farmacêutico seja imprescindível na Vigilância Sanitária para acertar a dose”, avalia Alessandro.

 “Por meio do farmacêutico Alessandro Melo, parabenizamos todos os outros colegas farmacêuticos que desempenham esse papel essencial dentro das Vigilâncias Sanitárias”, ressalta a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG