No Dia Nacional da Vigilância Sanitária, CRF/MG destaca a importância do farmacêutico nas atividades desse órgão

Comunicação CRF/MG - 05/08/2020 às 16:37:48

No Dia Nacional da Vigilância Sanitária (Visa), 5 de agosto, homenageamos os profissionais que compõem as equipes nesse trabalho tão importante onde o farmacêutico é um profissional de destaque dentro das Visas. A data foi instituída em 2015, pela Lei 13.098, em homenagem ao nascimento do médico e sanitarista Oswaldo Cruz e marca o reconhecimento da importância estratégica dessa área, responsável por diversas ações de preservação da saúde da população.

Historicamente, o trabalho da Vigilância Sanitária começou no século XIX, com a Família Real, quando havia uma preocupação de controle com os alimentos importados, ou não, que a família recebia. Era um cuidado a mais com a saúde da realeza.

Hoje sabemos que há várias atribuições das Visas, que são descentralizadas e realizam um conjunto de atividades rotineiras que vão desde autorização de estabelecimentos, inspeções e fiscalizações, concedem certificados de boas práticas, licenciamentos para empresas que trabalham com produtos sujeitos à vigilância sanitária, entre outras. Além disso, a Visa pode intervir em qualquer estabelecimento ou atividade que possa apresentar risco à saúde da população.

Entre as suas várias atribuições, estão também inspeções em estabelecimentos, em unidades de saúde, como hospitais públicos e privados, em serviços de dispensação de medicamentos, como as farmácias privativas e públicas, em fábricas de alimentos, de medicamentos, de saneantes, de cosméticos, enfim, em produtos para a saúde, que vão desde os insumos, passando pela importação, exportação até chegar ao comércio varejista.

É o que explica o farmacêutico diretor de Vigilância de Medicamentos e Congêneres da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Alessandro de Souza Melo. Ele relata que o farmacêutico tem papel essencial dentro da Visa, pela própria grade de sua formação acadêmica. Para se ter ideia, somente hoje em sua equipe há sete profissionais farmacêuticos.

Covid-19

De acordo com o diretor, com a pandemia instalada no país, a Visa passou a priorizar os esclarecimentos à população, a edição de normas e orientações e as inspeções da área de fabricação de insumos para o enfrentamento ao Covid-19.

“Já liberamos o funcionamento de uma fábrica de medicamentos hospitalares. Seis fábricas de ventiladores já tiveram algum motivo de intervenção da Visa, interface na atividade de liberação para a importação de máscaras e de kits com teste rápidos, são algumas das atividades que temos desempenhado nesse período”, esclarece Alessandro.

Ele ressalta que o trabalho da Vigilância Sanitária é sempre apontado como desajustado. “Ou fazemos a mais quando se tem que fazer uma ação de interdição de um estabelecimento ou inutilização de produtos, ou fazemos a menos, quando, por exemplo, nos casos graves à saúde da população envolvendo mortes. Acredito que o farmacêutico seja imprescindível na Vigilância Sanitária para acertar a dose”, avalia Alessandro.

“Por meio do farmacêutico Alessandro Melo, parabenizamos todos os outros colegas farmacêuticos que desempenham esse papel essencial dentro das Vigilâncias Sanitárias”, ressalta a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros.

Anuidade 2020
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG