Visando conscientizar os farmacêuticos para que possam ser agentes de orientação à população, nesse mês de outubro, o CRF/MG divulgou ações destacando a importância de cuidar da saúde mental, mal que afeta cada vez mais as pessoas.
Agora, em parceria com o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM), da Universidade Federal de Alfenas, disponibiliza o Informe Técnico sobre o tema.
De acordo com a publicação, a depressão é uma das principais causas de incapacidade e o suicídio é a quarta maior causa de morte de jovens com idades entre 15 e 29 anos. Além disso, pessoas com transtornos mentais graves morrem prematuramente até duas décadas antes, em função de problemas físicos evitáveis, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.
O informe destaca que, embora o número de casos registrados seja crescente, as pessoas com transtornos mentais sofrem ainda com a discriminação, estigma e graves violações dos direitos humanos. O material traz importantes informações sobre a abordagem e os métodos de tratamento, incluindo o uso de psicofármacos.
No Dia Mundial da Saúde Mental, em 10 de outubro, o CRF/MG listou em publicação nas redes sociais algumas formas que o farmacêutico pode utilizar para colaborar na promoção da saúde mental. Também está disponibilizou podcats com o tema “O que são transtornos mentais e como trata-los”, com a professora Luciene Marques, doutora em Psicobiologia e membro do Grupo Técnico de Trabalho de saúde Mental do CRF/MG.
Acesse e ouça o podcast sobre saúde mental.
Leia na íntegra o Informe Técnico e saiba mais.
Mapa do Site