Zelar pela saúde pública e pelo meio ambiente é papel social do farmacêutico, que pode contribuir para reduzir o impacto negativo ambiental, social e econômico relacionados ao descarte inadequado dos medicamentos pós-consumo, vencidos ou não utilizados.
Um dos programas institucionais do CRF/MG é o “Traga de Volta”, de adesão voluntária, com objetivo de divulgar todas as empresas farmacêuticas que disponibilizam coletores de medicamentos para que a população possa descartá-los adequadamente.
O descarte inadequado de Resíduos de Serviços de Saúde, incluindo medicamentos, traz uma série de riscos para o meio ambiente e para a população. Por isso, todos os estabelecimentos de saúde do país devem possuir um programa de gerenciamento de seus resíduos, permitindo o manejo e descarte seguros.
D acordo com a Anvisa, cerca de 30 mil toneladas de remédios são jogados fora inadequadamente pelos consumidores a cada ano no Brasil, desencadeando intoxicações, reações alérgicas e até a morte, além da contaminação do solo e da água.
Como participar do programa
Podem participar do programa todas as empresas sob responsabilidade técnica de profissionais farmacêuticos, como farmácias sem manipulação (drogarias), farmácias com manipulação, alopáticas ou homeopáticas, devidamente registradas e cadastradas no CRF/MG.
Além dos benefícios sociais e ambientais, a empresa cadastrada no programa receberá suporte técnico, modelo de materiais e informações sobre o descarte adequado de medicamentos.
Os objetivos, os benefícios da participação, a forma de participar e todas as informações podem ser conferidas no hotsite https://www.crfmg.org.br/tragadevolta/
Mapa do Site