SES-MG inclui farmacêuticos das redes pública e privada nos testes para detectar a Covid-19

Comunicação CRF/MG - 22/05/2020 às 13:14:50

SES-MG inclui farmacêuticos das redes pública e privada nos testes para detectar a Covid-19

No início do mês, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) respondeu afirmativamente à solicitação feita pelo CRF/MG para dos farmacêuticos nos testes que detectam a Covid-19.

Mas ficaram muitas dúvidas e questionamentos dos farmacêuticos acerca de quem estaria incluído na testagem e os procedimentos para a realização dos mesmos. Diante disso, o CRF/MG buscou os esclarecimentos junto à SES-MG e obteve as respostas do farmacêutico, MsC em Mediamentos e Assistência Farmacêutica, Kennedy Crepalde Ribeiro, e da biomédica, mestre em Microbiologia/Virologia, vinculada à Coordenação do eixo Laboratorial do COES-Minas-Covid, Jaqueline Silva de Oliveira.

A Secretaria esclarece que todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde públicos ou privados serão considerados profissionais da Saúde e, portanto, população prioritária para a realização de testagem, desde que possuam indicação para realização do teste conforme definição da última atualização do Protocolo de Infecção Humana pelo SARS-2 nº 05/2020, de 19/05/2020, disponível em https://www.saude.mg.gov.br/images/noticias_e_eventos/000_2020/coronavirus-legislacoes/19-05-Atualizacao-Protocolo.pdf

Os casos confirmados devem ser notificados à autoridade sanitária do município do farmacêutico, conforme estabelece o protocolo.

 

CRF/MG - A testagem inclui os farmacêuticos da área privada, de drogarias e farmácias, laboratórios de análises clínicas, entre outros estabelecimentos.

SES-MG-: Sim! A testagem inclui todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde públicos ou privados desde que possuam indicação para realização do teste, conforme definição da Nota Técnica.

 

CRF/MG- Como proceder para ter direito ao teste o profissional que está nas unidades públicas de saúde?

SES-MG- Os testes são destinados para todos os profissionais de saúde sintomáticos. Temos duas categorias de testes disponíveis, os testes moleculares (RT-PCR), que devem ser realizados preferencialmente entre o 3° e 4° dia após o início dos sintomas, e os testes sorológicos (testes rápidos), que detecta a presença de anticorpos no sangue/soro dos indivíduos, caso tenham sido expostos ao vírus. Para detecção dos anticorpos, é necessário que o teste seja realizado após, no mínimo, 8 dias de início de sintomas. Esse é o tempo necessário para que sejam produzidos os anticorpos em níveis que sejam detectáveis pelo teste.

 

CRF/MG- Como fazer e o onde buscar o teste e a partir de quando está liberado?

SES-MG- Ambos os testes já são disponibilizados para todos os municípios. Para acesso à testagem é necessário verificar junto à Secretaria Municipal de Saúde, onde o profissional da saúde reside, o local destinado para a realização da testagem. Alguns municípios podem ter definido o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST - como o local de testagem, outros podem ter definido o Serviço de Saúde Ocupacional e outros podem ter mais de um local definido para coleta da amostra ou a realização do teste rápido. É importante se informar onde está sendo realizada a testagem no município.

 

CRF-MG- Os farmacêuticos da rede privada estão contemplados com os testes?

SES-MG- Sim, a testagem inclui todos os profissionais que atuam nos serviços público e privado.

 

CRF-MG- Serão testes rápido ou RT PCR?

SES-MG- Os profissionais de saúde podem ser testados por ambas categorias de teste, RT-PCR ou teste rápido. Para escolha do método de testagem deve ser avaliado, principalmente, os critérios de coleta recomendados para cada teste, de acordo com o período de início de sintomas. Caso o teste seja aplicado nos primeiros dias, na fase aguda da infecção, deve ser recomendada a coleta de swab nasofaríngeo para a detectção do SARS-CoV-2 por RT-PCR. Não sendo possível realizar a coleta em tempo oportuno, deve ser realizado o teste rápido para detecção de anticorpos, respeitando o período mínimo de recomendação de coleta.

 

CRF/MG- Quais os critérios para os farmacêuticos passarem pela testagem?

SES-MG- É recomendada a testagem dos profissionais sintomáticos. Ou seja, aqueles se que apresentarem como CASO SUSPEITO DE DOENÇA PELO NOVO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19).

Definição 1 – Síndrome Gripal (SG): indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre¹, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória.

¹ FEBRE: Considera-se febre temperatura acima de 37,8°. Alerta-se que a febre pode não estar presente em alguns casos, por exemplo: em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que em algumas situações possam ter utilizado medicamento antitérmico. Nessas situações, a avaliação clínica deve ser levada em consideração e a decisão deve ser registrada na ficha de notificação. Considerar a febre relatada pelo paciente, mesmo não mensurada.

 

CRF/MG- Precisa de pedido médico ou de uma declaração?

SES-MG- Sim, é necessário o preenchimento da ficha de notificação do caso suspeito no sistema do E-SUS VE. A necessidade de documento complementar deve ser consultada no serviço de saúde municipal.

 

CRF/MG - Onde os testes serão realizados?

SES-MG- Para identificação dos pontos de atendimento para coleta e execução dos testes, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser consultada.

 

CRF/MG- Quando eles começarão a ser feitos?

SES-MG- Os testes já estão disponíveis para todos os municípios do estado, sendo necessário verificar o local definido pela Secretaria Municipal de Saúde para a testagem dos profissionais da saúde.

 











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG