Em resposta ao segundo ofício solicitando a efetividade na inclusão dos farmacêuticos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) reafirma que os farmacêuticos estão no grupo prioritário para receber a imunização.
Nos documentos enviados ao Conselho não há um calendário específico, com datas. A SES-MG ressalta que seguirá o Plano Nacional de Imunização.
Trecho do documento diz que “cabe destacar que os farmacêuticos que atuam na saúde suplementar estão contemplados como grupos prioritários no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.”
A deliberação CIB-SUS/MG nº 3.314, de 29/01/2021, também enviada ao CRF/MG, estratifica quem são os trabalhadores que receberão nessa primeira fase o imunizante.
Conforme a deliberação, no Artigo 1º:
VII- trabalhadores da área de saúde de laboratórios (públicos e privados) que realizam a coleta de amostra de Covid-19;
VIII – trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e Centros de Referência Covid-19: trabalhadores envolvidos diretamente na atenção para casos suspeitos e confirmados de Covid-19;
IX _ trabalhadores da área de saúde de serviços especializados que atuam na prestação de serviços às unidades Covid-19, como clínicas de imagens e outros serviços terceirizados dentro da própria instituição;
X – trabalhadores da área de saúde de laboratórios (públicos e privados) e setor administrativo, exceto os já contemplados no inciso VII deste artigo.
Diante das explicações da SES-MG, o CRF/MG continua acreditando que a mobilização da categoria ainda é muito importante. Vale ressaltar que até a data de hoje (11/2), conforme o vacinômetro da SES-MG, Minas Gerais contabilizava a chegada de 1.171.180 doses, para uma população de mais de 20 milhões.
“Continuamos vigilantes e cobrando das autoridades de Saúde a vacinação para todos os farmacêuticos. Nossos fiscais já começaram também a levar os ofícios e a solicitação, já disponibilizados em nosso site, aos secretários de Saúde dos municípios. Mas, individualmente, todos podemos fazer a nossa parte. Também pode-se juntar um grupo de colegas, ou por meio das associações, e cobrar dos secretários de Saúde e pedir o apoio dos Conselhos Municipais de Saúde”, ressalta a presidente Júnia Célia de Medeiros.
Leia na íntegra os ofícios, a resposta da SES-MG e a Deliberação CIB-SUS/MG nº314/29/01/2021
https://crfmg.org.br/arquivos/oficio-012-21-dir-crfmg.pdf
https://crfmg.org.br/arquivos/deliberacao-CIB-SUSMG-3314-29-janeiro-2021.pdf
https://crfmg.org.br/arquivos/memorando-SESSUBVS-SVE-DVAT-CI-1262021.pdf
https://crfmg.org.br/arquivos/oficio-SESGAB-1942021.pdf
Mapa do Site