Diretoria do CRF/MG presta homenagens aos farmacêuticos no seu dia

Comunicação CRF/MG - 23/01/2023 às 11:35:35

Diretoria do CRF/MG presta homenagens aos farmacêuticos no seu dia

Uma solenidade com homenagens e reconhecimentos ao trabalho desenvolvido pelos farmacêuticos mineiros marcaram a celebração do Dia do Farmacêutico, na noite da última sexta-feira, 20 de janeiro, na sede do Conselho, com a presença dos representantes de diversas entidades.

 Nessa data dedicada a esses profissionais da saúde, a diretoria do CRF/MG destacou o fundamental papel que o farmacêutico exerce nas mais de 140 especialidades e lembrou a importância da atualização e capacitação profissional para o melhor desempenho das funções.

A presidente Júnia Célia de Medeiros enfatizou que o CRF/MG tem oferecido capacitações em seu Portal Farma e apresentou um mapa com algumas regiões do estado que receberão ao longo do ano os cursos presenciais do Conselho. Ela também apresentou os projetos que estão sendo desenvolvidos pela gestão e que estão sendo implantados gradativamente, como a mentoria para tirar dúvidas técnicas, o projeto CRF Resolve, que visa orientar tecnicamente o farmacêutico, o guia sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que já está disponível no site do Conselho em  https://www.crfmg.org.br/site/Informacoes/Area-Tecnica/Legislacoes

Verba parlamentar

 

Farmacêuticos da Assistência Farmacêutica dos municípios de Betim, Japonvar, Juiz de Fora e Paracatu receberam simbolicamente do CRF/MG ofício encaminhado pela deputada Ana Paula Siqueira com a destinação de recursos, que totalizam R$ 700 mil, distribuídos entre as quatro cidades.

A parlamentar, que prestigiou o evento, atendeu ao pedido da diretoria do Conselho para o repasse da verba parlamentar que deverá ser aplicada na melhoria da assistência farmacêutica desses municípios.

Como a diretoria do CRF/MG entende que o farmacêutico é o protagonista da Assistência Farmacêutica, as cópias das emendas parlamentares foram entregues aos farmacêuticos Lidiane Andrade Vieira, Referência Técnica da Assistência Farmacêutica de Betim; Paulo Eduardo Alcântara, do Programa Farmácia de Minas de Japonvar, Lucieni Guimarães Dias Mota, gerente do Departamento da Assistência Farmacêutica de Juiz de Fora e para farmacêutica Isitys Lorhanne Gomes Calçado, assessora Executiva da Prefeitura de Paracatu, que recebeu o documento juntamente com o farmacêutico João Vítor de Souza Coelho, Delegado Regional do CRF/MG, naquela cidade.

Homenagens

Três farmacêuticas que atuam em Belo Horizonte tiveram os seus trabalhos científicos premiados no último dia 12 de janeiro pelo Ministério da Saúde. O CRF/MG não poderia deixar de prestar reverência às profissionais em uma data tão especial, como o Dia do Farmacêutico.

Pelos trabalhos na modalidade produção técnico-científica nas áreas prioritárias da graduação e doutorado, com foco no uso racional de medicamentos, foram homenageadas as farmacêuticas:

Josiane Moreira da Costa, especialista em Educação no Hospital Risoleta Tolentino Neves e professora no curso de Medicina da Unifenas; que ficou em primeiro lugar na categoria doutorado pelo trabalho “Protocolo de um ensaio clínico controlado desenhado para avaliar o efeito de uma intervenção educacional direcionada a pacientes com fibrilação atrial em uso de Varfarina em clínicas de anticoagulação do Brasil”

A farmacêutica Mayara Cristina Oliveira Ortiz, que trabalha na Cetus Oncologia, ficou em primeiro lugar na categoria agraduação com o trabalho “Proposição e cumprimento de metas de autocuidade por pacientes em anticoagulação oral durante uma intervenção educacional baseada no empoderamento.”

Também premiada, a farmacêutica Thaís Roberta Correira, que atua a Santa Casa de Belo Horizonte, ficou em segundo lugar na categoria graduação com o trabalho “O impacto da intervenção educacional na segurança do paciente geriátrico com fibrilação atrial em uso de Varfarina.”

As farmacêuticas foram homenageadas pela diretoria do CRF/MG com um certificado de reconhecimento por suas conquistas junto ao Ministério da Saúde.

Atitude Farmacêutica  

  

 

 

 

 

 

 

Um dos momentos mais esperados por todos foi o anúncio dos vencedores da terceira edição do projeto Atitude Farmacêutica.

A categoria escolheu três dos 22 projetos mineiros inscritos, além de dois projetos de outros estados sendo um de Pernambuco e outro do Rio Grande do Norte.

O Atitude Farmacêutica é uma forma de disseminar as boas ações que impactam a sociedade e o meio ambiente, desenvolvidas por muitos farmacêuticos nas comunidades onde vivem ou seus locais de trabalho.

E a categoria elegeu os três melhores trabalhos. O primeiro lugar ficou com o projeto “Farma Logística”, desenvolvido na cidade de Ibirité pela farmacêutica Bruna Reis Ramos Vieira. O objetivo da farmacêutica é auxiliar na capacitação e na união dos farmacêuticos atuantes no setor de logística farmacêutica.

O segundo lugar escolhido pelos farmacêuticos ficou com projeto “Ventre Nosso”, desenvolvido pela farmacêutica Luciana Chavasco, na cidade de Três Corações, que visa contribuir para a aceleração da erradicação do câncer de colo de útero

E o terceiro lugar ficou com o porto “Uso seguro de medicamentos em lar de idosos”, desenvolvido pelo farmacêutico Hágabo Mathyell silva, em Belo Horizonte. Ele não pode comparecer e a farmacêutica Marina Dias o representou na solenidade.

Além de um kit com livros e inscrição para o 16CFBMG, os farmacêuticos forma premiados com um kit cedido gentilmente pela farmacêutica Maria Alícia Ferrero, da Farmácia Artesanal.

Todos os projetos estão disponíveis no site em : https://www.crfmg.org.br/atitude-farmaceutica/

Farmacêuticos escritores

Ainda na solenidade, a farmacêutica Juliana Ribeiro apresentou o livro “Farmacêuticos que contribuem para um país melhor”, escrito por 17 farmacêuticos, inclusive a presidente Júnia Medeiros.

Os coautores contam em seus respectivos capítulos sobre suas atuações no mercado de trabalho.

A palestra "A magia de ser farmacêutico", com o plaestrante Nícolas Junqueira fechou o evento.

 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG