CFF - 24/05/2016 às 19:27:45

Análises clínicas - consulta pública é reaberta pelo CFF

Desde de segunda-feira, dia 23 de maio, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) aguarda contribuições à proposta de resolução para normatizar as atribuições do farmacêutico no transporte e acondicionamento de material biológico de origem humana para análise laboratorial. Colocado em consulta pública pela segunda vez, o documento permanecerá disponível para avaliação dos farmacêuticos, demais profissionais da saúde e a sociedade em geral até o dia 22 de junho.

(Imagem: CFF)

Os laboratórios de análises clínicas prestam serviços de grande relevância à saúde. A segurança e a confiabilidade nos resultados de exames são imprescindíveis, podendo fazer toda a diferença, por exemplo, no tratamento dispensado ao paciente. “A resolução proposta é importante porque as normatizações vigentes contemplam todos os aspectos relativos ao tema, mas falta a regulamentação das responsabilidades do farmacêutico”, comenta a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFF (Gtac/CFF) e conselheira federal pelo estado do Rio Grande do Norte (CRF-RN), Lenira da Silva Costa.

Por isso, o CFF decidiu acatar a proposta de resolução sobre o tema, apresentada ao Plenário pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG). Conforme a coordenadora do Gtac/CFF, o documento colocado em consulta pública é o resultado do texto inicial com reformulações propostas pelo grupo e pela Coordenadoria Jurídica do CFF. Ela destaca que a consulta pública é uma forma de democratizar a elaboração das normativas de regulamentação da profissão.

“Com a participação dos farmacêuticos, e mesmo da sociedade, temos condições de criar regulamentações mais próximas da realidade e que, de fato, contribuam para a qualidade do serviço prestado ao paciente e, principalmente, para o exercício ético da Farmácia”, concorda o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, conclamando a categoria a participar. 

Para contribuir com a consulta pública, clique aqui.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2022 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG