Mais conhecida como “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”, a asma é uma doença inflamatória crônica, que pode causar o estreitamento dos brônquios, provocando broncoespasmos e a obstrução do fluxo de ar. Em casos mais g"> Conselho Regional de Farmácia / MG


O Tempo - 04/05/2016 às 17:13:26

Asma representa a quarta maior causa de internações no Brasil

Mais conhecida como “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”, a asma é uma doença inflamatória crônica, que pode causar o estreitamento dos brônquios, provocando broncoespasmos e a obstrução do fluxo de ar. Em casos mais graves, pode haver o impedimento da passagem de ar pelo sistema respiratório.


A-GZMLC
(FOTO: Stockxpert/Arquivo)


Ontem foi lembrado o Dia Mundial de Combate à Asma, e o pneumologista Roberto Rincon, do Hospital Sepaco, de São Paulo, fez um alerta à população sobre a importância de ter um acompanhamento médico para que a asma não se torne algo muito mais sério, uma vez que pode levar à morte.

“Essa doença, normalmente, é genética e pode aparecer em qualquer fase da vida. A boa notícia é que, com tratamento adequado, as crises podem ser amenizadas, e os sintomas, controlados durante todo o ano”, destaca o especialista.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 300 milhões de pessoas no mundo sofram com a asma, que já é a quarta maior causa de internação no Brasil e a terceira entre crianças e adultos jovens. Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, já são 6,4 milhões de indivíduos acima de 18 anos com a doença.

Dias frios. Normalmente, em dias frios e secos, quando o acúmulo de poeira e poluição é intenso, os pacientes acabam sofrendo mais com as crises, principalmente as crianças e os idosos, que são mais sensíveis a esses agentes externos, os chamados “alérgenos”.

Quando a mucosa respiratória é agredida por agentes externos, ela envia um sinal de alerta para a medula óssea, que, por sua vez, produz células especiais de defesa. Esse sinal é recebido como um alerta de ataque ao aparelho respiratório e, literalmente, contra-ataca ao mandar células especiais que provocarão um processo inflamatório nas vias aéreas (brônquios) para expulsar esses “invasores”. Quem tem a doença a descreve como um sufocamento, com muita tosse, falta de ar, cansaço, sensação de aperto e chiados no peito.

Rincon ressalta que a doença não tem cura, mas pode ser controlada, e as crises, evitadas e diminuídas. “Dessa forma, é necessário estar atento, inclusive, a outros alérgenos, tais como: cigarros, ácaros, mofos, poeiras, pelos de animais e produtos com cheiros fortes, como perfumes, incensos, tintas e vernizes”, finaliza o médico.

Cuidados

Conscientização. Toda a família deve ter a consciência dos fatores que agravam as crises de asma para, assim, criarem hábitos saudáveis, contribuindo para que os asmáticos possam ter melhor qualidade de vida.

Flash

Asmáticos. Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, já são 6,4 milhões de indivíduos acima de 18 anos com a doença.

 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2022 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: Module 'imagick' already loaded

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: