Atuação do farmacêutico é destaque no Norte de Minas
No último final de semana, o vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Valmir de Santi, que veio de Brasília para prestigiar o curso de atualização em Prescrição Farmacêutica, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, em parceria com as Faculdades Integradas Funorte e a colação de grau da área da saúde da Rede Soebras Plataforma Norte, quando vai entregar o Prêmio “Professor Lúcio Guedes Barra”, criado pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais para homenagear os destaques acadêmicos pelo seu bom desempenho na graduação. O Evento ocorre neste sábado (16), às 8h, no auditório da Funorte, Campus São Norberto (rua Coronel Joaquim Costa, 491, centro).
De acordo com Dr. Valmir, a situação epidemiológica do Brasil mostra necessidade de mudança de atitude dos gestores e dos profissionais que compõem o sistema de saúde do país, melhorando a situação desses pacientes, que em sua maioria possuem acesso ao medicamento, mas não tem acompanhamento de profissionais de saúde para um resultado do seu tratamento visando melhora na qualidade de vida, por se tratarem de doenças incuráveis.
- Observa-se no país o crescimento constante no número de pacientes crônicos, representados por hipertensos, diabéticos e asmáticos, principalmente - afirma de Santi.
Buscando soluções que diversos países já implantaram para situações semelhantes, o Conselho Federal de Farmácia editou a Resolução 585 e 586 de 2013, propiciando a atuação do farmacêutico, em colaboração com o médico e outros profissionais no acompanhamento de pacientes crônicos, para auxiliar na adesão à terapêutica.
- A resolução permite que o farmacêutico acompanhe o tratamento para que o paciente tome os medicamentos prescritos pelo médico na quantidade certa, no horário certo e no tempo certo de uso e ao mesmo tempo, acompanha todos os efeitos positivos e negativos, interferindo caso tais resultados não estejam sendo alcançados – explica o vice-presidente.
Segundo o Dr. Walmir, estas ações diminuem o número de internações por complicações de doenças que não precisam chegar a graves resultados, pois o acompanhamento do profissional de saúde, como o farmacêutico, tanto no SUS como em instituições privadas de saúde ou farmácias de todo o país, oferece maior segurança ao paciente sem que haja qualquer possibilidade para que o farmacêutico substitua ações da profissão médica, mas atue em conjunto buscando a diminuição dos internamentos e em consequência a melhora da qualidade de vida e diminuição dos custos com o tratamento desses pacientes.
- Se ocorrer desta forma, a atuação clínica do farmacêutico pode contribuir para que o sistema de saúde público ou privado do Brasil atue de forma semelhante a países como Inglaterra, Canadá, Austrália, Irlanda, Escócia, País de Gales e diversos estados dos Estados Unidos, e assim mudar a realidade brasileira na área dos tratamentos de pacientes crônicos – explicou.
Dr. Valmir aproveitou a visita para divulgar, durante o módulo gratuito de Semiologia e Discussão de Casos Clínicos, o minicurso gratuito de ‘Técnicas estéticas aplicadas ao emagrecimento e gordura localizada’, para todos os profissionais da área da saúde, na próxima sexta-feira (22). De acordo com Samuel Góes, organizador do evento, a região Norte de Minas vem sendo abraçada com um cuidado especial pela nova diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, uma vez que a cidade de Montes Claros é um polo educacional, com quatro cursos de Farmácia em andamento.
- A rede Soebras está presente com dois cursos, um Funorte e outro da Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), e a parceria da Instituição de Ensino Superior com a Autarquia Federal corrobora a necessidade em atualizações constantes ao profissional farmacêutico, oferecendo à comunidade atendimento mais humano e qualificado. Esta parceria comunga com a presença de uma Conselheira do Norte de Minas no Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, a Drª Cléia Maria Almeida Prado, coordenadora do curso de Farmácia Funorte, sediado no Campus JK – afirma Samuel.
Ainda de acordo com o organizador do evento o curso de atualização em Prescrição Farmacêutica ocorre em seis módulos, onde já foram discutidos ‘Comunicação Interpessoal e Atendimento ao Paciente’ (Módulo I), ‘Legislação Farmacêutica’ (Módulo II), ‘Fisiopatologia , Farmacologia Clínica e Terapêutica I (Módulo III) e II’ (Módulo IV), e será finalizado com ‘Semiologia e Discussão de Casos Clínicos’ (Módulo V) e ‘Boas Práticas de Prescrição de Medicamentos’ (Módulo VI), a ocorrer nas próximas semanas.
- É bom lembrar que além das ações do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, que através da nova diretoria vem desenvolvendo um belo trabalho em toda Minas Gerais, nos últimos meses o grupo vem organizando atividades do Conselho Federal de Farmácia, da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária e atividades independentes, como os Seminários de Farmácia Clínica. Todos os cursos tem sido gratuitos, por isso aproveitamos o momento para arrecadar doações a entidades necessitadas. O Farmacêutico, por ser uma das profissões mais antigas de nosso país, goza de prestígio e credibilidade junto à população, sendo a clínica um grande passo para, em conjunto com a classe médica, oferecer um serviço mais seguro ao paciente e sua família - finaliza o Dr. Samuel Góes.
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h