Portal G1 - 30/03/2017 às 09:28:55

Brasília é a capital onde mais se utiliza internet para automedicação, diz pesquisa

Brasília é a capital do país onde mais se utiliza a internet para automedicação e autodiagnóstico. A conclusão é de uma pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). Os resultados – baseados em um questionário aplicado em 2016 – mostram que 66% dos entrevistados no Distrito Federal disseram que utilizam a internet para detectar sintomas ou consultar indicações de medicamentos.

No ranking de capitais, Vitória e Salvador dividiram o segundo lugar com 59%. Em terceiro ficou Natal, com 55% dos entrevistados e em quarto João Pessoa, com 53%. Ao todo, foram entrevistadas 2.340 pessoas em 16 capitais.

A dor de cabeça é o sintoma mais procurador na internet, segundo o pesquisador e farmacêutico Ismael Rosa. "Se você digitar cefaléia [dor de cabeça], vai aparecer um monte de resultado. Mas a pessoa comum não tem capacidade técnica para interpretar aquela informação da melhor forma."

"O grande perigo é achar que o problema é gigantesco quando ele é simples ou achar que é insignificante quando o sintoma é grave. Em alguns casos, há até risco de morte."

Segundo a pesquisa, 40% das pessoas que se automedicam também buscam diagnósticos online. Entre os motivos alegados para a consulta informal está a precariedade do sistema público de saúde. Somando os resultados de todas as capitais, 41% dos entrevistados disseram que "os pronto-socorros estão superlotados".

Entre os entrevistados, 18% não consideram a avaliação médica importante para o diagnóstico dos sintomas. O preço elevado das consultas médicas foi apontado como empecilho para avaliação por profissionais, por 17%. Outros 9% disseram que as “buscas pela internet são mais eficientes” e 7% disseram os médicos, em geral, são “inacessíveis”.

De acordo com Rosa, o questionário foi aplicado pessoalmente a 80% dos entrevistados – os demais responderam pelo telefone. Segundo ele, as perguntas refereiam-se à internet de modo genérico e não a plataformas específicas.

Riscos da automedicação
De acordo com o clínico geral Marcos Pontes, um dos maiores risco da automedicação é a combinação simultânea de medicamentos, para a qual "as pessoas não dão muita importância". Segundo Pontes, a ingestão de qualquer tipo de remédio – até para dor de cabeça e quiemação no estômago – deve passar por recomendação médica.

"Aquela dor de cabeça pode ser o sintoma inicial de AVC ou aneurisma cerebral."

Outro perigo apontado por ele é o risco de intoxicação, que pode sobrecarregar algum órgão ou sistema. "Tomar antinflamatório se você tiver uma lesão renal crônica pode ter levar a desenvolver uma insuficiência renal."

A resistência bacteriana também é resultado de automedicação e acompanhamento médico inadequado. "Tomar antibiótico sem receita, porque aqui no Brasil consegue-se isso, pode gerar resistência bacteriana para aquele tipo de infecção que se deseja combater e, a longo prazo, impulsionar a formação de superbactérias."

Sobre o instituto
O Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) é uma entidade de iniciativa privada, fundada em dezembro de 2008, com atuação em 16 cidades nas áreas de Pesquisa e Pós-Graduação para profissionais do mercado farmacêutico.

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Validar PGRSS
Anuidade
Empresa Nova - Registro