CFF - 01/12/2017 às 16:59:10

CFF coloca proposta de nova resolução em consulta pública

O Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) deliberou no primeiro dia de sua 464ª Reunião Ordinária, que começou na terça-feira, 28 de novembro, e continua até quinta-feira, 30, a colocação em consulta pública de mais uma resolução. A proposta de normativa dispõe sobre as atividades do farmacêutico na prestação de serviços e assessoramento técnico sobre informação de medicamentos e produtos para a saúde. Apresentada pelo Grupo de Trabalho de Farmacêuticos no Sistema de Justiça do CFF, após alterações de texto inicialmente elaborado pelo CIM CRF-RS/UFRGS, ela conceitua CIMs – Centros de Informação sobre Medicamentos; SIMs – Serviços de Informação sobre Medicamentos; e NATJUs – Núcleos de Apoio e/ou Assessoramento Técnico ao Judiciário, organismos onde são desempenhadas essas atividades. 

A coordenadora do GT, conselheira federal de Farmácia pelo estado do Acre, Rossana Freitas Spiguel, destaca que a regulamentação é urgente e necessária, considerando a ampliação da atuação do farmacêutico nesta área. Como exemplo, ela destaca a presença cada vez mais marcante dos farmacêuticos no Sistema de Justiça, auxiliando juízes nas decisões em processos. Onde ocorre, essa cooperação técnica tem contribuído para amenizar o crescimento do número de ações, que atingiu 1.000% em sete anos, com gastos de R$1,1 bilhão em 2015, segundo estudo feito pelo Instituto de Estudos Econômicos (Inesc).

A resolução proposta, que está sendo colocada em consulta pública, define critérios para o provimento desse serviço pelo farmacêutico. O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, conclama os farmacêuticos, demais profissionais da saúde, operadores do Direito e a sociedade em geral a participar. “As contribuições serão fundamentais para aperfeiçoar a proposta”, assinalou o presidente, lembrando do esforço que tem sido feito pelo CFF no sentido de disciplinar, ampliar e resguardar a atuação do farmacêutico, visando ao atendimento das necessidades de saúde da população.

Para ler a proposta de resolução, clique AQUI.

Para encaminhar contribuições à consulta pública, basta clicar AQUI. O prazo vai até o dia 8 de janeiro de 2018.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2022 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG