CFF - 08/02/2017 às 16:03:07

CFF lança mais uma publicação do ProFar

A abertura da I Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS: preparando novos rumos, que está sendo realizada pelo Ministério da Saúde, no Campus Darcy Ribeiro da Fundação Oswaldo Cruz, foi o momento escolhido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) para lançamento do terceiro livro da série de publicações do ProFar. Intitulado "Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade - contextualização e arcabouço conceitual", o livro é a base do programa e traz a descrição dos serviços e procedimentos farmacêuticos que o CFF quer estimular a implantação no país (para ler, clique aqui).

O presidente do CFF agradeceu o convite e disse estar duplamente satisfeito, pelo lançamento do livro e porque o CFF está inaugurando mais uma etapa do seu processo de reaproximação com o Ministério da Saúde e o Departamento. Essa reaproximação começou em novembro, numa audiência com o ministro Ricardo Barros. Em seu discurso, Walter Jorge João externou o reconhecimento do CFF em relação aos avanços alcançados no acesso dos usuários do SUS aos medicamentos nos últimos anos. Mas, disse que a oficina, construída em parceria com o conselho, além de ser uma demonstração de abertura ao diálogo, representa a grande oportunidade para que o Ministério da Saúde, por meio do DAF, avance procurando assegurar, também, a provisão dos serviços farmacêuticos.

“Essa mudança garantirá ao Ministério da Saúde e ao DAF, uma nova face, uma nova maneira de planejar a assistência farmacêutica no país. O mundo moderno e a sociedade não aceitam mais desenvolvimento de programas e projetos que visem qualificar a assistência à saúde, especialmente, a assistência farmacêutica, sem aproveitar as potencialidades do farmacêutico, até agora tão subutilizado”, destacou.

O presidente do CFF agradeceu à farmacêutica Mirna Poliana Furtado, que, segundo ele, tem se revelando uma apaixonada pelo seu trabalho frente à Coordenação Geral do Componente Especializado, do DAF; e também a Renato Teixeira, o diretor do Departamento, pela parceria. “Aproveito para parabenizá-lo, Dr. Renato, pelas palavras de hoje. De fato, é uma alegria ver que o Ministério da Saúde não só percebe a enorme contribuição que o farmacêutico pode dar ao SUS, em qualidade da assistência e em economicidade, como se manifesta disposto a investir na efetivação do cuidado farmacêutico dentro do sistema.”

Mirna Poliana Furtado destacou que a oficina é fruto de um trabalho conjunto, de uma parceria técnica entre o DAF e o CFF, por meio de seu Grupo de Trabalho (GT) sobre Saúde Pública e da Assessoria da Presidência. Em seus agradecimentos, ela citou nominalmente os membros do GT e a assessora da presidência, Josélia Frade. Salientou que a oficina é o momento de refletir coletivamente sobre a Assistência Farmacêutica, buscando novos rumos. Segundo Mirna Poliana, do encontro resultará um diagnóstico situacional que será levado à 2ª oficina, já em planejamento para ser realizada no mês de maio, em Maceió (AL).

O diretor do DAF, Renato Teixeira, destacou que a assistência farmacêutica fragmentada e a falta de contato do farmacêutico com o usuário dos serviços de saúde têm colocado os pacientes em risco e aumentado o custo para o SUS. “O farmacêutico é o profissional preparado tecnicamente para lidar com a questão farmacológica, as interações medicamentosas e as reações adversas. Tratamentos não efetivos e problemas relacionados ao uso de medicamentos são onerosos para o sistema”, disse. Renato Teixeira informou que, com a economia gerada pelas medidas de gestão, o Ministério tem conseguido ampliar o acesso aos medicamentos e já disponibilizou 15 milhões de reais para a implantação de serviços voltados ao cuidado farmacêuticos, para o que, assinalou, a contribuição do CFF tem sido essencial.

Além de Walter da Silva Jorge João, do diretor do DAF, e de Mira Poliana Furtado, coordenadora da oficina, fizeram parte da mesa da abertura as seguintes autoridades: vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Vitor Manuel Mateus; assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Elton da Silva Chaves, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos; coordenador geral de monitoramento do DAF, Eber Bernardes; e coordenador geral da Assistência Farmacêutica Básica, Antônio Raimundo Barbosa.

A oficina começou com a mesa redonda “Avanços e desafios da Política Nacional de Assistência Farmacêutica: onde estamos?”, coordenada pelo vice-presidente do CFF, Valmir de Santi. Participaram Mirna Poliana, Ronald Ferreira dos Santos, Elton da Silva Chaves e Jurandi Frutuoso da Silva, do Conass. 

ProFar - Para cada um dos serviços elencados como prioritários, o CFF está apoiando o desenvolvimento de diferentes ações, como cursos de formação, construção de manuais e guias de prática clínica, materiais educativos, entre outros. O novo livro do ProFar faz parte destas iniciativas e foi elaborado por diversos autores e revisores, que realizaram extensiva revisão bibliográfica a respeito do tema proposto. A primeira versão foi colocada em consulta pública. A publicação contou com a parceria de entidades como OPAS/OMS e FFA. 

Serviços e procedimentos incentivados pelo CFF

•    Manejo de problemas de saúde autolimitados
•    Acompanhamento farmacoterapêutico
•    Conciliação de medicamentos
•    Revisão da farmacoterapia
•    Dispensação
•    Rastreamento em saúde
•    Educação em saúde
•    Monitorização terapêutica de medicamentos
•    Gestão da condição de saúde







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG