A primeira turma do Prescrifar Fitoterápicos oferecido pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais começou nesta sexta-feira, 24 de março, no auditório da sede do CRF/MG. A farmacêutica e especialista em plantas medicinais, Ana Cimbleris, falou sobre fitofarmacologia e a cadeia produtiva das plantas medicinais aplicada ao dia a dia do farmacêutico.
Ana é coordenadora da Comissão Assessora de Fitoterapia do CRF/MG e mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFMG. “O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. Existem muitas plantas com propriedades medicinais que ainda nem foram descobertas, por isso, o potencial de atuação para o farmacêutico é muito promissor”, ponderou a farmacêutica.
Segundo ela, os profissionais da área da saúde ainda não têm o conhecimento técnico para poder auxiliar a população no uso adequado das plantas. “Agora que o farmacêutico é um profissional prescritor e está ocupando essa atuação clínica, chegou o momento de estar preparado para lidar com essa demanda e contribuir na saúde pública de forma mais efetiva”.
As Resoluções 585 e 586 do Conselho Federal de Farmácia, que regulamentam a farmácia clínica e a prescrição farmacêutica, preveem a utilização da fitoterapia para o tratamento de problemas de saúde autolimitados e a prescrição de medicamentos fitoterápicos.
O farmacêutico Jonas de Morais Neto saiu de Pará de Minas para participar da capacitação. “A área de fitoterapia é muito importante e nos deparamos com muitas medicações empregadas de forma errada. Os conhecimentos passados pelo curso foram importantes e vou procurar empregar na minha cidade”, falou.
Neste sábado, 25 de março, o curso continua com a farmacêutica Domitila Moraes Gonçalves, que vai abordar a aplicação de plantas medicinais na prática clínica, controle de qualidade caseiro de plantas medicinais, entre outros.
Mapa do Site