Comunicação CRF/MG - 27/07/2017 às 16:52:36

CRF/MG solicita à VISA Estadual regulamentação de consultório farmacêutico

Numa reunião na Vigilância Sanitária Estadual (VISA) na quarta-feira, 26 de julho, a diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) apresentou ao superintendente do órgão algumas demandas de interesse da categoria farmacêutica.

A vice-presidente do CRF/MG, Elaine Baptista, e a diretora Gizele Leal, solicitaram do superintendente Rilke Novato Públio a regulamentação sanitária nas farmácias e drogarias de um espaço exclusivo para o profissional fazer o atendimento farmacoterapêutico ao paciente, em uma sala do farmacêutico.

As diretoras também apresentaram ao superintendente da VISA o Programa Traga de Volta, de coleta e descarte correto de medicamentos. Elas propuseram uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da VISA Estadual, para ampliar o programa socioambiental a mais farmácias e drogarias do estado.

Conforme explicou a vice-presidente Elaine Baptista, podem ser feitas regulamentações estaduais, com indicações mínimas sobre o espaço para o atendimento farmacêutico nas farmácias e drogarias. “Precisamos avançar nesse sentido, para que o profissional tenha uma sala para realizar as orientações farmacoterapêuticas e serviços clínicos, que não podem ser feitos no balcão da farmácia ou drogaria”, ressaltou Elaine.

Coordenadora do Traga de Volta, a diretora Gizele Leal relata que a destinação dos resíduos de medicamentos é motivo de preocupação não somente para o CRF/MG, mas também para a Vigilância Sanitária. “Precisamos somar forças para que novos estabelecimentos voluntariamente recebam esses medicamentos da população. Mas, precisamos de apoio para termos certeza de que esses produtos não voltem a ser comercializados. Por isso, propormos uma parceria com o Estado”, explicou Gizele.

 

VISA

Em relação ao pedido do Conselho sobre a sala para atendimento clínico, o superintendente Rilke Novato propôs que o Conselho e a VISA Estadual façam uma consulta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os parâmetros que o Governo Federal pretende adotar sobre os consultórios farmacêuticos. Segundo ele, se não houver uma previsão de normatização desses serviços nas farmácias e drogarias, vai ser proposta uma resolução sanitária estadual, para atender a demanda crescente por serviços clínicos nas áreas de Farmácia Clínica e de Estética.

Sobre o Programa Traga de Volta, Rilke ressaltou que os altos índices de intoxicação por medicamentos têm servido de alerta às autoridades de Saúde, bem como é preocupante o reaproveitamento de produtos descartados nos pontos de coleta. Para ele, a conscientização da população deve ser feita juntamente com o uso racional de medicamentos.

O superintendente ficou de avaliar a possibilidade de a Vigilância contribuir de alguma forma com o Programa Traga de Volta.  

 

Inhapim

Na Vigilância Sanitária, foi discutida a questão da assistência farmacêutica no município de Inhapim. A secretária de Saúde daquele município, Luciana Seixos, juntamente com o assessor técnico, Sandro Adriano Oliveira Silva, explicaram aos representantes do CRF/MG as dificuldades que têm passado para fazer a prestação do serviço à comunidade, principalmente na área rural, devido à sua grande extensão.

A vice-presidente Elaine Baptista lembrou que, como estabelecimento de saúde, enquanto a farmácia estiver em funcionamento é necessária a presença do farmacêutico, conforme estabelece a Lei 13.021/2014.

Por sua vez, a secretária de Saúde se comprometeu a estudar e levar uma proposta para o grupo técnico do CRF/MG analisar em busca da melhor solução para o atendimento à população.

Participaram também da reunião na Cidade Administrativa os diretores de Medicamentos e Congêneres e Serviços de Saúde, Alessandro Souza e Vantuil Domingues Ferreira, respectivamente; os gerentes Executivo, dos Serviços de Registro, Fiscalização e da Advocacia-Geral, José Alves Torres Junior, Rodrigo Mota, Luciano Alves e Daniela Duarte, todos do CRF/MG.

 











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG