O Tempo - 27/10/2016 às 14:02:43

Camisinha é a melhor maneira de combater sífilis

Na última semana, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu que o Brasil vive uma epidemia de sífilis. A doença, transmitida sexualmente, não é tão conhecida como o HIV e o HPV, mas é tão preocupante quanto eles. “A sífilis causa lesões chamadas ‘cancro’, que podem ocorrer na cabeça do pênis, nos lábios vaginais ou no colo do útero e causam muita dor”, explica o médico ginecologista Domingos Mantelli.

Mas as complicações dessa doença vão muito além da dor: no caso de gestantes, os efeitos passam para o bebê. A bactéria da sífilis é capaz de atravessar a barreira placentária e infeccionar o feto, fazendo com que a criança tenha a sífilis congênita. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2013 havia 4,7 casos de bebês com a doença para cada mil nascidos vivos.

Com a infecção, a mãe pode sofrer um aborto espontâneo ou parto prematuro. Em outros casos, a criança pode nascer com malformação cerebral ou óssea e lábio leporino. Por isso, é importante um diagnóstico precoce, reforçando a importância do pré-natal desde o início da gravidez.

O tratamento é simples, com antibióticos. “Depois do tratamento completo, é comum que a pessoa fique totalmente curada. Porém, nada impede que ela adquira a infecção outra vez”, comenta Mantelli.

Assim, fica claro que a prevenção – para todas as DSTs – é o melhor remédio. Em 2015, 45% da população sexualmente ativa do país não havia usado preservativo nas relações sexuais nos últimos 12 meses. O motivo alegado pela maioria das pessoas é que a camisinha “reduz o prazer”.

“É uma questão de costume. No mundo de hoje, não podemos nos arriscar a contrair alguma doença, como um HIV, simplesmente por achar que a camisinha diminui um pouco o prazer. Se você se adaptar com o método, passar a utilizá-lo com frequência, acaba se tornando uma coisa cotidiana. E, se você tiver parceiro fixo, é ideal que os dois façam exames de rotina”, justifica o médico.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG