Comunicação CRF/MG - 20/09/2017 às 17:47:55

Combate à venda ilegal de medicamentos em Montes Claros

Visando coibir a comercialização de medicamentos em estabelecimentos não farmacêuticos, como bares, padarias, mercearias, armazéns entre outros, na cidade de Montes Claros tem início na próxima sexta-feira, dia 22 de setembro, a campanha “Medicamento Legal é na Farmácia”.

A campanha de combate à venda de medicamentos ilegais, falsificados, adulterados ou com outras alterações de qualidade que possam oferecer risco à saúde da população é uma realização da  Vigilância Sanitária de Montes Claros, do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), da Polícia Civil e da Associação dos Farmacêuticos do Norte de Minas, com o apoio da Prefeitura Municipal de Montes Claros e Secretaria de Saúde de Montes Claros. 

As ações acontecem em duas etapas, sendo a primeira nesta sexta-feira com a reunião das entidades que estão à frente da campanha, proprietários de farmácias e drogarias, farmacêuticos e comunidade acadêmica que vão discutir sobre as providências a serem tomadas. A reunião será no dia 22 de setembro, no auditório da Associação Mineira da Área Mineira da Sudene (AMAMS), às 19h.

AÇÃO NA PRAÇA

O segundo momento está programado para o dia 21 de outubro na Praça Doutor Carlos e consistirá na orientação à população sobre os riscos de comprar medicamentos fora doas estabelecimentos farmacêuticos. A população também será orientada sobre os cuidados que deve ter na hora da comprar,  do armazenamento e utilização dos medicamentos.

No lançamento da campanha, o CRF/MG será representado pelo farmacêutico Samuel Góes, professor universitário e integrantes das Comissões Assessoras de Ensino e Parlamentar do Conselho.

De acordo com Samuel, a comercialização indevida de medicamentos na cidade é o problema é sério e coloca em risco a população. Segundo ele, “essa prática tem aumentado e é fácil encontrar, por exemplo, antibiótico para comprar ao lado de sucos e macarrão”.

Também autoridade sanitária da Vigilância Sanitária do Município, Luís Paulo Ruas ressalta que é importante a participação dos farmacêuticos da cidade e da região, pois “além dessa prática ilegal causar danos à saúde da população, traz enorme prejuízo financeiro aos estabelecimentos farmacêuticos”.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG