Anvisa - 01/12/2017 às 16:54:46

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Primeiro de dezembro é o dia mundial do combate à AIDS. Essa data foi escolhida para que o alerta a toda a sociedade seja reforçado durante um dia, mas mantido também durante o resto do ano. AIDS é a sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immune Deficiency Syndrome). É o estágio final da doença provocada pelo HIV, um vírus que causa graves danos ao sistema imunológico.

A UNAIDS, divisão da Organização das Nações Unidas responsável por criar soluções e ajudar nações no combate à AIDS, estima que, em 2016, 36,7 milhões de pessoas portam o vírus do HIV, sendo que somente 19,5 milhões de pessoas têm acesso ao tratamento adequado.

No Brasil, a Anvisa também é parte da rede de prevenção e combate a essa doença com ações de regulação e fiscalização. Dentre as ações da Agência relacionadas à luta contra a Aids, destacam-se a regulação do processo de coleta de sangue para os exames, a inspeção do tipo de material usado e a forma de descartá-los, além da aprovação de medicamentos para prevenção e tratamento da doença.

Testes e medicamentos

Neste ano, a Anvisa aprovou o registro e regulamentou o primeiro teste de farmácia para HIV do Brasil, o Action, da empresa Orangelife Comércio e Indústria. O produto é destinado ao público em geral e poderá ser vendido em farmácias e drogarias. A Agência aprovou também o uso de um medicamento para a pré-exposição ao vírus, o Truvada, que possibilitará a redução do risco de infecção provocada pelo vírus HIV-1 em adultos de alto risco.

A transmissão do vírus pode se dar por vias sexuais ou pelo leite materno. Nem sempre uma mãe portadora do vírus o transmite para o bebê, mas o risco de transmissão do vírus durante a amamentação é alto. Por isso, a Anvisa também tem um papel importante na prevenção desse tipo de transmissão (da mãe para o recém-nascido pelo leite), com a regulamentação de fórmula infantis, que garantam que os bebês recebam alimentação nutricionalmente adequada mesmo sem consumir leite materno.

 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Impressão CRT
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG