Comunicação CRF/MG - 10/04/2017 às 18:31:29

Farmacêuticos discutem os serviços clínicos prestados no SUS

Com o auditório lotado, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) promoveu nos dias 06 e 07 de abril o I Fórum de Farmácia Clínica no SUS MG, em Teófilo Otoni. 

Foram dois dias de muito trabalho, palestras e oficinas que contaram com a presença de autoridades de Saúde, farmacêuticos de vários municípios e palestrantes renomados.

 

O evento reuniu farmacêuticos e gestores de saúde em Teófilo Otoni

O fórum movimentou o campus da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), de Teófilo Otoni, que gentilmente cedeu o auditório para o evento.

Compuseram a mesa o presidente do CRF/MG, Luciano Rena, e a diretora Junia Célia Medeiros; o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João; o presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Fábio Lemes; o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde de Teófilo Otoni, Dr. José Roberto Corrêa; e representando o COSEMS/MG, Dr. Saulo Oliveira Pinto.

Ao abrir os trabalhos, o presidente Luciano Rena ressaltou que o fórum seria um marco na história do SUS de Minas Gerais, lembrando que essa é mais uma iniciativa inédita do CRF/MG. "Esse será um espaço para discutirmos as formas que podemos trabalhar no sistema público de saúde para prestarmos a melhor orientação à população e também uma oportunidade de aprimorarmos o conhecimento. Temos que trabalhar pela valorização do farmacêutico no SUS. Sabemos que o fortalecimento do SUS e dos serviços prestados passa pela inserção do farmacêutico nas equipes de saúde da família e na atenção primária à saúde”, ressaltou Luciano.

 

Farnacêuticos de várias cidades compareceram ao I Fórum de Farmácia Clínica no SUS-MG

Avanço
O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João, parabenizou o CRF/MG pela realização do evento e lembrou que as entidades representativas dos farmacêuticos têm trabalhado para a inserção do farmacêutico no mercado de trabalho e, naturalmente, no Sistema Único de Saúde. “Não há duvidas que a farmácia clínica é um grande avanço para a profissão. Os grandes centros estão avançando muito na sua implantação, onde o farmacêutico vai poder desenvolver as suas atribuições clínicas, inclusive a prescrição farmacêutica. Ou seja, o farmacêutico passa a ser o provedor de cuidados, um cuidador de saúde das pessoas. E esse é um papel fundamental importância”, ressaltou o presidente do CF. 

No primeiro dia do evento, o Conselheiro Federal por São Paulo, Marcelo Polacow Bisson, ministrou a palestra "Panorama da Farmácia Clínica no Brasil: Da aplicação à prática".

Em seguida na mesa-redonda foram debatidos os “Desafios e perspectivas para a implantação do serviço clínico no SUS”, com participação do presidente do CFF, do Conselheiro Marcelo Polacow, do vice-prefeito e secretário de Saúde de Teófilo Otoni, Dr. José Roberto Corrêa, e a palestra da farmacêutica Ludmila Bernardi. Os trabalhos foram mediados pela farmacêutica Cláudia Rêgo Pires, autoridade sanitária no município e presidente da Associação Regional de Farmacêuticos de Teófilo Otoni.

 

No mesmo dia também houve a palestra Gestão da Assistência Farmacêutica no SUS como diferencial, ministrada pela diretora de Medicamentos de Alto Custo da Superintendência de Assistência Farmacêutica da SES-MG, representeando o superintendente Homero Filho.

Moção honrosa
No final do primeiro dia, o presidente da Câmara de Teófilo Otoni, Fábio Lemes de Souza, acompanhado da vereadora Vicentina Alves, entregou uma placa de moção honrosa ao presidente do CFF. 

Bastante emocionado, Dr. Walter agradeceu e dedicou a homenagem a todos os colegas presentes.

 

O presidente do CFF Walter Jorge João recebeu a placa de homenagem durante do Fórum em Teófilo Otoni

Experiências Exitosas
O segundo dia do fórum começou com a palestra do ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, que ministrou o tema “Inserção do Farmacêutico no SUS”. 

Logo depois, o presidente do CFF, acompanhado do presidente Luciano Rena, da diretora Junia Medeiros, e do Conselheiro Federal pelo Amazonas, Marcos Aurélio Silva, também fizeram homenagem surpresa ao coordenador do curso de Farmácia da UNIPAC, Daniel Azevedo Teixeira. 

O trabalho do farmacêutico: “Atenção Farmacêutica a Pacientes Hipertensos de Ato Risco no Centro Estadual de Atenção Especializada (Cead) do município de Teófilo Otoni” foi um dos dois escolhidos em Minas Gerais pela Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CFF como experiência bem-sucedida. Ele recebeu uma placa e um certificado. Ao agradecer, Daniel anunciou que em breve vai implantar na UNIPAC uma Farmácia Clínica universitária.

 

O segundo dia do evento foi marcado pela homenagem entrege ao farmacêutico Daniel Azevedo

Após a apresentação da experiência relatada pelo professor Daniel, foi a vez do farmacêutico do município de Divinópolis e diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas (Sinfarmig), Albano do Valle Verona, fazer a apresentação da experiência exitosa coordenada por ele.

A última experiência foi relatada pela farmacêutica Grazielli Oliveira, de Lagoa Santa. Grazielli e Albano também receberam no ano passado o reconhecimento do CFF pelas experiências desenvolvidas no SUS de seus municípios.

Oficinas e sorteio
A programação final do fórum ficou por conta da diretora Junia Medeiros que coordenou as oficinas “Estratégias para a estruturação dos serviços clínicos no SUS”. Após palestra da diretora, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho, que tiveram como mediadores os farmacêuticos Albano Verona, Grazielli Oliveira e Ludmila Bernardi.

Os farmacêuticos tiveram como desafio a construção de um projeto para implementar a farmácia clínica.

 

As atividades do Fórum foram encerradas com a realização de oficinas temáticas 

O evento foi encerrado no final da tarde, com o sorteio de uma inscrição para participação no 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, cujas inscrições estão abertas a partir de segunda-feira, dia 10 de abril.

O sorteado foi o farmacêutico Otávio Nascente de Almeida, do SUS de Governador Valadares.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG