G1 / TV Integração - 06/02/2017 às 15:12:52

Farmacêuticos participam de curso de capacitação gratuito em Divinópolis

Farmacêuticos de Divinópolis e da região Centro-Oeste participaram, neste sábado (4), de um curso de capacitação voltado para a prescrição de medicamentos. O encontro reforçou a importância da assistência farmacêutica e o direito dos farmacêuticos prescreverem medicamentos não tarjados.

Desde que teve início, em março do ano passado, a capacitação já foi oferecida pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF) para mais de 3.500 farmacêuticos em várias regiões do estado. Em Divinópolis, o curso foi realizado para orientar os farmacêuticos da cidade e região sobre a prescrição de medicamentos.

 


Farmacêuticos participam de capacitação gratuita em Divinópolis (Foto: Reprodução/Tv Integração)


Dentro das atribuições do farmacêutico está que ele pode prescrever medicamentos não tarjados, efetuar uma consulta clínica na farmácia e ainda acompanhar o uso dos medicamentos pelos pacientes, desde 2014 com a lei 13.021.

A legislação sobre esse tema tem sofrido muitas alterações e o debate sobre quem pode prescrever cada tipo de remédio tem estado em alta. Embora o profissional médico seja o profissional capacitado a fazer diagnósticos e prescrever os remédios de uso mais restrito, o farmacêutico tem conhecimento para resolver e indicar fármacos para patologias de menor complexidade.

“A agente procura investigar a causa da doença, o motivo da dor. Se for algo mais simples a gente já passa um medicamento, indica o modo de dosagem o período o modo correto de fazer uso que é muito importante”, explicou o farmacêutico Edson Nogueira.

Mas não precisar de prescrição médica não quer dizer que o remédio pode ser tomado sem um acompanhamentos, sem orientação. Por isso, o CRF ofereceu o curso. “Têm farmácias em todos os bairros e às vezes o acesso ao atendimento médico é um pouco mais complicado. Então, nesse primeira abordagem o farmacêutico pode resolver vários problemas de saúde mais simples”, disse a vice presidente CRF, Elaine Baptista.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG