Comunicação CRF/MG - 11/03/2016 às 11:09:01

Farmacêuticos realizam mobilização nacional, no dia 19, sobre combate ao Aedes aegypti

Uma grande mobilização nacional, para alertar e orientar a população sobre o necessário e correto combate ao Aedes aegypti, está sendo preparada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em pareceria com todos os Conselhos Regionais. Farmacêuticos e estudantes de Farmácia vão às ruas das principais cidades do país, no dia 19 de março, para, também, explicar sobre as três doenças transmitidas pelo mosquito - dengue, zika e chikungunya -, que têm desafiado o sistema de saúde pública e provocado epidemias e mortes.

A campanha, intitulada "Todos contra o Aedes aegypti", vai transformar cada farmácia em um ponto avançado de combate ao mosquito. “O farmacêutico pode contribuir de várias formas, como por exemplo, orientando corretamente os pacientes sobre a prevenção e controle dessas doenças, identificando sinais e sintomas sugestivos, encaminhando casos suspeitos, prescrevendo terapias adequadas, quando pertinente, e acompanhando pacientes em tratamento. Já as entidades estão sendo orientadas a organizar grupos de estudantes de Farmácia e de farmacêuticos e a promover ações em locais públicos, como brigadas para eliminação de criadouros do mosquito”, destaca Josélia Frade, assessora da Presidência do CFF e uma das coordenadoras da campanha.

No Brasil existem, hoje, cerca de 200 mil farmacêuticos e 90 mil farmácias. Unindo esforços com as instituições de ensino, este universo, que já é grande, será ampliado. As orientações também se darão no sentido de mobilizar a população, informando sobre os riscos da automedicação desassistida; explicando sobre as barreiras de proteção e o uso correto de repelentes, incluindo os naturais, à base de plantas medicinais e divulgando informações corretas às gestantes sobre o risco do vírus zika para a ocorrência de microcefalia.


Material
Para a campanha, o CFF produziu dois folders, um para a população e outro para o farmacêutico (este em formato de guia de bolso) e um Guia de Prática Clínica. Esse material está disponível no hotsite, no menu "suporte".


Xô, mosquito!
Desde o início de fevereiro, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) abraçou essa ideia e lançou a campanha permanente "Xô, mosquito!", de combate ao Aedes aegypti.

"Cada um de nós pode contribuir para eliminar os focos e criadouros do mosquito, e como promotores da saúde podemos orientar os pacientes sobre a farmacoterapia adequada e os riscos da automedicação", relata o presidente do CRF/MG, Luciano Rena

Para estimular os farmacêuticos, o CRF/MG realizou palestras em sua sede e também divulgou e disponibilizou material sobre o assunto para download, nos formatos A3 e A4, nos links:
- A3: http://goo.gl/gkwT6q 
- A4: http://goo.gl/69m6xB 
- Cartazes da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG): http://goo.gl/UJVdzm

 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG