Comunicação CRF/MG - 11/03/2016 às 11:09:01

Farmacêuticos realizam mobilização nacional, no dia 19, sobre combate ao Aedes aegypti

Uma grande mobilização nacional, para alertar e orientar a população sobre o necessário e correto combate ao Aedes aegypti, está sendo preparada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em pareceria com todos os Conselhos Regionais. Farmacêuticos e estudantes de Farmácia vão às ruas das principais cidades do país, no dia 19 de março, para, também, explicar sobre as três doenças transmitidas pelo mosquito - dengue, zika e chikungunya -, que têm desafiado o sistema de saúde pública e provocado epidemias e mortes.

A campanha, intitulada "Todos contra o Aedes aegypti", vai transformar cada farmácia em um ponto avançado de combate ao mosquito. “O farmacêutico pode contribuir de várias formas, como por exemplo, orientando corretamente os pacientes sobre a prevenção e controle dessas doenças, identificando sinais e sintomas sugestivos, encaminhando casos suspeitos, prescrevendo terapias adequadas, quando pertinente, e acompanhando pacientes em tratamento. Já as entidades estão sendo orientadas a organizar grupos de estudantes de Farmácia e de farmacêuticos e a promover ações em locais públicos, como brigadas para eliminação de criadouros do mosquito”, destaca Josélia Frade, assessora da Presidência do CFF e uma das coordenadoras da campanha.

No Brasil existem, hoje, cerca de 200 mil farmacêuticos e 90 mil farmácias. Unindo esforços com as instituições de ensino, este universo, que já é grande, será ampliado. As orientações também se darão no sentido de mobilizar a população, informando sobre os riscos da automedicação desassistida; explicando sobre as barreiras de proteção e o uso correto de repelentes, incluindo os naturais, à base de plantas medicinais e divulgando informações corretas às gestantes sobre o risco do vírus zika para a ocorrência de microcefalia.


Material
Para a campanha, o CFF produziu dois folders, um para a população e outro para o farmacêutico (este em formato de guia de bolso) e um Guia de Prática Clínica. Esse material está disponível no hotsite, no menu "suporte".


Xô, mosquito!
Desde o início de fevereiro, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) abraçou essa ideia e lançou a campanha permanente "Xô, mosquito!", de combate ao Aedes aegypti.

"Cada um de nós pode contribuir para eliminar os focos e criadouros do mosquito, e como promotores da saúde podemos orientar os pacientes sobre a farmacoterapia adequada e os riscos da automedicação", relata o presidente do CRF/MG, Luciano Rena

Para estimular os farmacêuticos, o CRF/MG realizou palestras em sua sede e também divulgou e disponibilizou material sobre o assunto para download, nos formatos A3 e A4, nos links:
- A3: http://goo.gl/gkwT6q 
- A4: http://goo.gl/69m6xB 
- Cartazes da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG): http://goo.gl/UJVdzm

 











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG