Durante o lançamento do 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas, nesta segunda-feira, dia 29 de fevereiro, em Belém (PA), o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, anunc">
Durante o lançamento do 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas, nesta segunda-feira, dia 29 de fevereiro, em Belém (PA), o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, anunciou uma boa notícia à classe farmacêutica: estão oficialmente abertas as inscrições ao curso “Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados”, que o CFF irá ministrar gratuitamente, a distância, por meio de uma plataforma digital.
O objetivo geral do curso é prover os fundamentos para que os farmacêuticos conheçam, compreendam e apliquem o processo de raciocínio clinico para a prescrição farmacêutica no manejo de problemas de saúde autolimitados. A abordagem da prescrição em outros serviços farmacêuticos também consta do planejamento do CFF para a área clínica.
Walter Jorge João se matriculou durante a solenidade, oficializando o início do curso, apresentado ao público presente à solenidade pela assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade, e pelo consultor ad hoc do CFF, Cassyano Correr. Ele proferiu palestra sobre "Cuidados Farmacêuticos: Direito da Sociedade, Dever do Farmacêutico", tema do congresso. Da mesma forma que o presidente do CFF, todos os farmacêuticos inscritos nos conselhos regionais de Farmácia que se interessarem já podem fazer suas inscrições. Para isso basta que preencham um formulário on line (o passo a passo está disponível abaixo).
Sobre a iniciativa - O curso EaD do CFF foi idealizado a partir do consenso entre a diretoria conselho, os assessores técnicos e da Presidência e os consultores ad hoc para a área clínica sobre quais estratégias deveriam ser adotadas para materializar o sonho consignado nas resoluções/CFF n° 585 e nº 586. Aprovadas em setembro de 2013, as normativas dispõem respectivamente sobre as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica.
Como a sociedade brasileira busca diariamente apoio dos farmacêuticos para o processo de autocuidado e também pela capilaridade das farmácias, ficou decido que o curso deveria ser focado no serviço “manejo de problemas de saúde autolimitados”. Esse é conceituado como serviço pelo qual o farmacêutico atende a uma demanda relativa a problema de saúde autolimitado, realiza anamnese, prescreve e orienta a adoção de medidas não farmacológicas, bem como medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica e, quando necessário, encaminha o paciente a outro serviço ou profissional da saúde. Neste serviço o farmacêutico deve se responsabilizar pelos resultados obtidos provenientes da sua conduta. (CFF, in prelo, 2016).
A decisão de oferecer o curso na modalidade a distância, visou democratizar o acesso e permitir flexibilidade quanto à organização do horário de estudos e para alcançar um número maior de participantes e também para minimizar custos.
“Trata-se de um curso inédito, sério, de conteúdo exclusivo, e concebido para o fim a que se destina, com um sistema de avaliação para a obtenção do certificado. Tudo foi pensado para possibilitar que o farmacêutico, de fato, adquira o conhecimento de que necessita para atuar clinicamente”, destaca Josélia Frade, que também é coordenadora do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar). Ao final de seu pronunciamento, o presidente do CFF fez questão de agradecer toda a equipe que colaborou para o desenvolvimento do curso (veja os nomes abaixo).
Entre os objetivos de aprendizagem do curso destacam-se:
A estrutura do curso
Os conteúdos foram organizados em três módulos:
Como se inscrever:
Quem pode se inscrever?
O curso será aberto apenas aos farmacêuticos e, posteriormente, aos alunos do último ano de cursos de Farmácia.
Mapa do Site