Comunicação CRF/MG - 17/08/2017 às 16:00:18

O farmacêutico sabe e pode fazer

Visando o esclarecimento e a valorização da profissão e do profissional farmacêutico, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) dá início a uma campanha em seus canais de comunicação (site, Facebook, Instagram, Whatsapp e Twitter) e convida a todos os farmacêuticos a participarem, divulgando amplamente as informações.

Devidamente regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), são quase 80 áreas. Muitas ainda desconhecidas da população, bem como algumas competências desse profissional da saúde.

A campanha teve início com a área da Fitoterapia e agora prossegue com informações sobre algumas atuações do farmacêutico na Saúde Pública.

“Não podemos permitir que outras categorias profissionais questionem ou diminuam as nossas capacidades como farmacêuticos. Nós sabemos e podemos fazer, sim, principalmente quando diz respeito ao cuidado com o paciente”, ressalta o presidente do CRF/MG, Luciano Rena.

 

O farmacêutico é fundamental na Saúde Pública

O farmacêutico é o profissional responsável por escolher e comprar os medicamentos que serão disponibilizados para a população nas unidades básicas de saúde.

Ele também integra o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que amplia o alcance da Estratégia de Saúde da Família e colabora na resolução dos problemas em saúde na Atenção Básica.

Além disso, ele coordena todo o ciclo da assistência farmacêutica e desenvolve diversas ações de educação e promoção da saúde, orientando a população para o uso racional de medicamentos.

No Sistema Único de Saúde (SUS) o farmacêutico atua em todos os níveis de atenção, desde as unidades básicas aos hospitais, agindo em conjunto com outros profissionais na promoção, proteção e recuperação da saúde.

Sua presença também é importante na Vigilância Sanitária (VISA), que compõe o SUS, agindo na fiscalização e regularização de diversos estabelecimentos como hospitais, restaurantes, farmácias, clínicas e outros.

Não hesite em consultar o farmacêutico. A contribuição desse profissional faz a diferença na sua saúde.

 

Judicialização

No segmento da Saúde Pública, o farmacêutico exerce importante papel na redução da judicialização da saúde. O fenômeno da judicialização, além de ser uma preocupação quanto aos recursos financeiros, pode indicar falhas no sistema público de saúde.

A boa assistência farmacêutica pode gerar benefícios à população, com economia para a gestão.

Para se ter ideia, cerca de 80% dos processos judiciais na área da saúde são referentes ao fornecimento medicamentos e as ações do farmacêutico contribuem para reduzir a judicialização na saúde.

 

Saiba mais sobre a atuação do farmacêutico na saúde pública:

 

http://www.crfmg.org.br/externo/profissional_empresa/downloads/2.pdf

 

http://www.cff.org.br/userfiles/file/livro.pdf







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2022 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG