Agora São Paulo Online - 31/08/2016 às 13:29:43

Reajuste dos remédios supera a inflação

Enquanto a prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA-15, acumulou alta de 8,95% nos últimos 12 meses terminados em meados de agosto, a inflação dos produtos farmacêuticos chegou a 12,86%.

O reajuste do preço dos remédios é controlado pelo governo, que define um índice máximo a ser aplicado.

Em abril, a Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) autorizou um índice de aumento de até 12,5% neste ano.

Porém, segundo o levantamento do IBGE, alguns medicamentos tiveram altas superiores.

É o caso dos gastroprotetores, remédios para tratamento de gastrite, que ficaram 15,29% mais caros no período.

Anti-inflamatórios, remédios para controle de apetite, vitaminas, analgésicos e antigripais também tiveram altas superiores ao limite permitido.