Remédios para herpes podem ter grande sucesso na luta contra o Alzheimer

Panorama Farmacêutico - 19/07/2018 às 12:16:29

Remédios para herpes podem ter grande sucesso na luta contra o Alzheimer

Recentes estudos podem abrir portas para um novo tratamento para a doença de Alzheimer. Tudo começou quando, no mês passado, uma pesquisa encontrou fortes evidências de que os vírus do herpes podem estar fortemente envolvidos nos casos de demência. Com essa informação, cientistas analisaram se remédios contra herpes também teriam efeito contra o Alzheimer.

Pode parecer um dado muito doido, mas outros três estudos reforçaram a ligação entre o Alzheimer e a herpes, e foram todos publicados no periódico científico Journal of Alzhiemer’s Disease.

As pesquisas sugerem que a infecção aguda por herpes-zóster –doença popularmente conhecida como “cobreiro”– expõe os pacientes a maiores riscos de demência, e existem artigos que mostram que o tratamento agressivo com remédios anti-herpéticos reduz drasticamente as chances de demência.

Em um estudo sobre a medicação, os cientistas acompanharam 8.362 pessoas com 50 anos ou mais que receberam diagnóstico de infecção pelo vírus herpes simples, e 25.086 voluntários saudáveis na mesma faixa etária. Ambos grupos foram analisados por quase uma década, de 2001 a 2010.

Os resultados mostraram que, no grupo com herpes, o risco de demência foi mais de 2,5 vezes maior do que no grupo saudável. Significativamente, o estudo também revelou que o tratamento antiviral agressivo reduziu o risco relativo de demência em 10 vezes.

Os médicos e pesquisadores afirmaram que esta foi a primeira evidência populacional de uma ligação causal entre a herpes e a doença de Alzheimer, um achado importante que pode sugerir novos tratamentos para a demência ou até mecanismos de prevenção, tentando evitar o contágio de herpes.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG