Nesta sexta-feira, 11 de agosto, o segundo dia do 14º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais (14CFBMG) está fazendo acontecer no Minascentro, em Belo Horizonte.
Auditórios cheios e congressistas empenhados em aprimorar o conhecimento.
No Auditório Topázio, foi aberto o I Congresso de Assistência Farmacêutica no sistema Único de Saúde de Minas Gerais, com a presença de dezenas de farmacêuticos que dos vários municípios do estado.
Na abertura dos trabalhos, o superintendente da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) da SES-MG, Homero Cláudio Souza Filho, fez agradecimento ao Conselho de Secretaria Municipais de Saúde (Cosems) por ter liberado os farmacêuticos para participar do congresso. O superintendente também agradeceu especialmente ao Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais CRF/MG) pela parceria que tem sido desenvolvida com a SAF nesses quase dois anos de gestão. " Estamos plantando outras sementes para colher mais frutos", frisou Homero.
As diretoras do CRF/MG, Gizele Leal e Junia Medeiros deram as boas-vindas aos participantes e ressaltaram a importância do SUS para o farmacêutico e, principalmente, para a população assistida por esse sistema.
A presidente do 14CFBMG e vice-presidente do CRF/MG, Elaine Baptista, sintetizou o que é consenso para diretoria do Conselho. " O SUS é nosso! E os farmacêuticos têm importante papel nesse sistema que acolhe e cuida da população", enfatizou.
Ela agradeceu a presença dos colegas farmacêuticos e à SAF-SES-MG pela parceria que culminou na realização desse congresso específico sobre o SUS-MG. "Aqui, reforço o nosso compromisso, como farmacêuticos e como diretores do CRF/MG, em fazer trabalhar para o fortalecimento do SUS-MG", acrescentou a vice-presidente , em nome da diretoria do Conselho.
Após a abertura, o superintendente Homero Cláudio Filho deu início à Conferência de Política Estadual de Assistência Farmacêutica com a mesa-redonda que teve como participantes o superintendente da Vigilância Sanitária Estadual, Rilke Públio Novato, e o Conselheiro do CRF/MG e referência no SUS Marcos Luiz Carvalho.
Mapa do Site