Seleção de Farmacêuticos dá início à Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos 2018

Comunicação CRF/MG - 04/05/2018 às 18:41:12

Foi dada a largada para a Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos 2018. Farmacêuticos e estudantes vestiram a camisa da Seleção Farmacêutica e foram para o metrô de Belo Horizonte conscientizar a população sobre os riscos da automedicação. A ação ocorreu nesta sexta-feira, dia 4, véspera do Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, data que reúne atividades em todo o país em favor da promoção da saúde. Em Minas Gerais, a campanha vai se estender por todo o mês de maio e vai percorrer outras 12 cidades.

As atividades no metrô ocorreram de 9h às 16h30. Além do acolhimento farmacêutico, com distribuição de cartilha informativa, foram ofertados diversos serviços gratuitos à população, como aferição de pressão arterial, teste rápido de Hepatite B e C, avaliação em balança de bioimpedância e massagem. Os atendimentos foram feitos por farmacêuticos; estudantes das faculdades de Farmácia da Newton Paiva, UFMG e Una; colaboradores do SESC e SENAC; e da empresa Semear Saúde.

O CRF/MG calcula que aproximadamente 2 mil pessoas tenham sido abordadas durante o primeiro dia da campanha, que também contou com o apoio da CBTU. Dada a relevância social da ação, a imprensa também compareceu em peso para registrar a atuação da Seleção Farmacêutica. A primeira inserção ocorreu ao vivo, no jornal Bom dia Minas, da Rede Globo. Depois, houve cobertura da Rede Minas, Rádio Itatiaia e Rádio América, além da publicação digital em outros veículos de comunicação.

A campanha ganhou um site próprio, que, além de oferecer várias informações sobre saúde para a população, registra o dia a dia da Seleção Farmacêutica, com galeria de fotos e acompanhamento da cobertura da imprensa. Os farmacêuticos que estão se apresentando para fazer parte da Seleção também podem estampar o álbum de figurinhas digital, disponível no site da campanha. Outra novidade foi a criação de um mascote farmacêutico, que acompanhará a Seleção Farmacêutica em todas as cidades.

Este ano, a campanha foi inspirada na Copa do Mundo, principal evento esportivo de 2018. De maneira divertida e bem humorada, os farmacêuticos estão dando cartão vermelho para a automedicação, que ainda é a principal causa de intoxicação no Brasil. Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), foram registrados 663 casos de intoxicação medicamentosa só na região sudeste, o que corresponde a 50,34% do total de ocorrências, em 2016, nessa região.

A campanha em Minas

Até o dia 24 de maio, a Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos vai passar por Montes Claros, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Betim, Ouro Preto, Viçosa, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Alfenas, Pouso Alegre, Uberlândia e Uberaba. Os profissionais que quiserem entrar para o time do Uso Racional de Medicamentos pode manifestar seu interesse pelo email comunicacao@crfmg.org.br. Vários farmacêuticos já se ofereceram para desenvolver a campanha em suas cidades por conta própria e receberam as cartilhas do CRF/MG para auxiliar nas ações. O material também está disponível para download no site da campanha para os colegas e estabelecimentos que quiserem reproduzi-lo.

Todos os detalhes da campanha podem ser acompanhados pelo site www.crfmg.org.br/usoracional.

Anuidade 2020
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG