Seleção de Farmacêuticos dá início à Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos 2018

Comunicação CRF/MG - 04/05/2018 às 18:41:12

Seleção de Farmacêuticos dá início à Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos 2018

Foi dada a largada para a Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos 2018. Farmacêuticos e estudantes vestiram a camisa da Seleção Farmacêutica e foram para o metrô de Belo Horizonte conscientizar a população sobre os riscos da automedicação. A ação ocorreu nesta sexta-feira, dia 4, véspera do Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, data que reúne atividades em todo o país em favor da promoção da saúde. Em Minas Gerais, a campanha vai se estender por todo o mês de maio e vai percorrer outras 12 cidades.

As atividades no metrô ocorreram de 9h às 16h30. Além do acolhimento farmacêutico, com distribuição de cartilha informativa, foram ofertados diversos serviços gratuitos à população, como aferição de pressão arterial, teste rápido de Hepatite B e C, avaliação em balança de bioimpedância e massagem. Os atendimentos foram feitos por farmacêuticos; estudantes das faculdades de Farmácia da Newton Paiva, UFMG e Una; colaboradores do SESC e SENAC; e da empresa Semear Saúde.

O CRF/MG calcula que aproximadamente 2 mil pessoas tenham sido abordadas durante o primeiro dia da campanha, que também contou com o apoio da CBTU. Dada a relevância social da ação, a imprensa também compareceu em peso para registrar a atuação da Seleção Farmacêutica. A primeira inserção ocorreu ao vivo, no jornal Bom dia Minas, da Rede Globo. Depois, houve cobertura da Rede Minas, Rádio Itatiaia e Rádio América, além da publicação digital em outros veículos de comunicação.

        

A campanha ganhou um site próprio, que, além de oferecer várias informações sobre saúde para a população, registra o dia a dia da Seleção Farmacêutica, com galeria de fotos e acompanhamento da cobertura da imprensa. Os farmacêuticos que estão se apresentando para fazer parte da Seleção também podem estampar o álbum de figurinhas digital, disponível no site da campanha. Outra novidade foi a criação de um mascote farmacêutico, que acompanhará a Seleção Farmacêutica em todas as cidades.

Este ano, a campanha foi inspirada na Copa do Mundo, principal evento esportivo de 2018. De maneira divertida e bem humorada, os farmacêuticos estão dando cartão vermelho para a automedicação, que ainda é a principal causa de intoxicação no Brasil. Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), foram registrados 663 casos de intoxicação medicamentosa só na região sudeste, o que corresponde a 50,34% do total de ocorrências, em 2016, nessa região.

A campanha em Minas

Até o dia 24 de maio, a Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos vai passar por Montes Claros, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Betim, Ouro Preto, Viçosa, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Alfenas, Pouso Alegre, Uberlândia e Uberaba. Os profissionais que quiserem entrar para o time do Uso Racional de Medicamentos pode manifestar seu interesse pelo email comunicacao@crfmg.org.br. Vários farmacêuticos já se ofereceram para desenvolver a campanha em suas cidades por conta própria e receberam as cartilhas do CRF/MG para auxiliar nas ações. O material também está disponível para download no site da campanha para os colegas e estabelecimentos que quiserem reproduzi-lo.

Todos os detalhes da campanha podem ser acompanhados pelo site www.crfmg.org.br/usoracional.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG