Comunicação CRF/MG - 27/03/2017 às 16:50:32

Simpósio debate atuação do farmacêutico em hospitais

A vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), Elaine Baptista, participou no sábado, 25 de março, do I Simpósio Farmácia Hospitalar e Clínica de Minas Gerais, promovido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH), regional Minas Gerais. O evento realizado no auditório Centro Universitário Newton Paiva reuniu farmacêuticos e estudantes de Farmácia.

Elaine participou da mesa-redonda “Assistência farmacêutica hospitalar 24h: Como eu faço?”, e ressaltou a contribuição da aplicação da Lei 13.021/2014, que exige a presença do farmacêutico em tempo integral em unidades hospitalares. Segundo ela, após a edição da legislação, houve um expressivo crescimento da atuação do farmacêutico no setor.

A vice-presidente também destacou a Deliberação 01/2017, aprovada por unanimidade pelo Plenário do CRF/MG, em janeiro, que cria o Programa de Regularização da Assistência Farmacêutica das Farmácias Hospitalares e Similares e estabelece a carga horária mínima a ser cumprida pelos estabelecimentos que aderirem ao programa.

As farmacêuticas participantes da mesa-redonda “Assistência farmacêutica hospitalar 24h: Como eu faço?”

Com as exigências da legislação em vigor, nos últimos três anos o número de profissionais farmacêuticos no setor hospitalar mais do que duplicou, com destaque a região de Uberlândia, onde foram abertas 106 novas vagas nos últimos três anos.

“Sabemos que os hospitais de pequeno porte têm dificuldade em cumprir com as exigências da nova lei de forma imediata, mas estamos fazendo a nossa parte que é dialogar. Fizemos uma pesquisa ampla antes de propor a deliberação em janeiro e conversamos com todas as entidades representativas dos farmacêuticos em farmácia hospitalar, envolvidas”, argumentou a vice-presidente.

A vice-presidente do CRF/MG destaca a importância da Lei 13021/2014 para fomentar o setor

Os estabelecimentos hospitalares que assinaram o termo de adesão têm prazo máximo até 2020 para implantar a assistência farmacêutica integral. “Temos ainda a esclarecer que, em hipótese alguma, será permitido ao hospital reduzir a carga horária da assistência farmacêutica já conquistada nos últimos anos”, enfatizou Elaine.

Também participaram da mesa-redonda as farmacêuticas com atuação nas áreas pública e privada, Maria Heloísa Pimentel, do Hospital Felício Rocho, Sâmara Paulinelli, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), e a diretora Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais (Sinfarmig), Júnia Dark Lelis.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Impressão CRT
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG