Comunicação CRF/MG - 29/08/2017 às 13:16:39

Simpósio tem como tema as conquistas da profissão farmacêutica

Teve início na manhã desta terça-feira, 29 de agosto, no auditório da Faculdade de Farmácia (FAFAR) da UFMG o XXXVI Simpósio Acadêmico de Estudos Farmacêuticos que prossegue até o dia 1º de setembro.

Coordenado pelo professor da FAFAR e Conselheiro Federal Gerson Pianetti, a abertura contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter da Silva Jorge João, e com a presença da vice-presidente e da diretora do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Elaine Baptista e Gizele Leal, respectivamente. Também estiverem presentes a Conselheira Regional Márcia Magalhães, o gerente Executivo do CRF/MG José Alves Torres Junior e os farmacêuticos fiscais Andréa Guerra, Maria Cláudia Faria, Carlos César Queiroz e Silva e o gerente do Serviço de Fiscalização, Luciano Alves.

Após a abertura pela diretora da FAFAR, professora Leiliane Coelho André, o presidente do CFF proferiu a palestra magna com o tema “Conquistas profissionais farmacêuticas”. Dr. Walter fez um relato das conquistas obtidas pela classe farmacêutica ao longo dos anos.

Segundo ele, a profissão farmacêutica tem passado por várias transformações, possibilitando hoje a atuação dos profissionais em 117 áreas, que vão desde as Análises Clínicas, Farmácia Clínica, Floralterapia, Saúde Pública, Estética entre várias outras.

O presidente do CFF destacou que foram muitos anos de luta e empenho. “Hoje o farmacêutico deixou de ser visto como um mero dispensador de medicamentos para ser reconhecido como um cuidador da saúde das pessoas”, disse. Mas é preciso, segundo ele, manter a união dos profissionais para o fortalecimento da classe.

Em seguida, a assessora técnica do CRF/MG Danyella Domingues participou da mesa de debates com a palestra “As conquistas: da Teoria à Prática”, que contou também com a participação do superintendente da Vigilância Sanitária Estadual e diretor do Sinfarmig, Rilke Novato Públio.