A dose certa de atenção farmacêutica no tratamento do paciente

Comunicação CRF/MG - 13/01/2021 às 17:38:19

A dose certa de atenção farmacêutica no tratamento do paciente

Todo farmacêutico tem uma história para contar e hoje contamos sobre um atendimento realziado pelo Farmacêutico Clínico Euler de Oliveira. Para ele, o papel do farmacêutico é colocar a vida do paciente em primeiro lugar, orientando sobre o uso correto dos medicamentos, sobre os seus efeitos colaterais e estimular a adesão ao tratamento, procurando solucionar todas as dúvidas e tranquilizar o paciente. É assim que ele pensa e age, há mais de 30 anos na profissão. Ética, respeito e cuidado são ingredientes na atenção farmacêutica que dispensa nas consultas, em sua farmácia comunitária.

Um atendimento, ao longo de sua trajetória, ficou bem guardado em sua memória. Em 2009, o paciente Ataídes da Cunha, 77 anos, o procurou queixando-se de dores nas costas do lado direito (rins), após andar a cavalo. Ele também fazia uso de bebida alcoólica. Euler fez a consulta, prescreveu medicamentos homeopáticos, fitoterápicos e florais e o encaminhou a um urologista, que também diagnosticou um problema na próstata, prostatite aguda infecciosa.

Durante duas semanas ele usou as medicações propostas pelos dois profissionais, mas retornou à farmácia alegando que não estava se adaptando aos medicamentos alopáticos e à sonda, que muito o incomodava. Recebeu a orientação para voltar ao médico e continuar com as medicações.

Mas, o paciente, por conta própria, buscou ajuda e conseguiu que a sonda fosse retirada e não voltou no outro profissional.

“Pedi novos exames, mantive a medicação homeopática, fitoterápica e os florais o que deram ótimos resultados e zerou a prostatite aguda infecciosa”, diz o farmacêutico.

Euler poderia ter se aposentado, mas continua atendendo com horário agendado todas as tardes em sua farmácia na cidade da região centro-oeste mineira. “Esse e outros atendimentos me colocam mais próximo das pessoas, de ser acessível para elas. Não consigo parar de trabalhar, pois tenho amor pelo o que faço”, relata.

Conte também a sua história, em poucas linhas, com fotos e envie para comunicacao@crfmg.org.br

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Notícias Contatos Acesso Restrito
Anuidade
Agenda e Eventos Farmacêuticos