A dose certa de atenção farmacêutica no tratamento do paciente

Comunicação CRF/MG - 13/01/2021 às 17:38:19

A dose certa de atenção farmacêutica no tratamento do paciente

 

Todo farmacêutico tem uma história para contar e hoje contamos sobre um atendimento realziado pelo Farmacêutico Clínico Euler de Oliveira. Para ele, o papel do farmacêutico é colocar a vida do paciente em primeiro lugar, orientando sobre o uso correto dos medicamentos, sobre os seus efeitos colaterais e estimular a adesão ao tratamento, procurando solucionar todas as dúvidas e tranquilizar o paciente. É assim que ele pensa e age, há mais de 30 anos na profissão. Ética, respeito e cuidado são ingredientes na atenção farmacêutica que dispensa nas consultas, em sua farmácia comunitária.

Um atendimento, ao longo de sua trajetória, ficou bem guardado em sua memória. Em 2009, o paciente Ataídes da Cunha, 77 anos, o procurou queixando-se de dores nas costas do lado direito (rins), após andar a cavalo. Ele também fazia uso de bebida alcoólica. Euler fez a consulta, prescreveu medicamentos homeopáticos, fitoterápicos e florais e o encaminhou a um urologista, que também diagnosticou um problema na próstata, prostatite aguda infecciosa.

Durante duas semanas ele usou as medicações propostas pelos dois profissionais, mas retornou à farmácia alegando que não estava se adaptando aos medicamentos alopáticos e à sonda, que muito o incomodava. Recebeu a orientação para voltar ao médico e continuar com as medicações.

Mas, o paciente, por conta própria, buscou ajuda e conseguiu que a sonda fosse retirada e não voltou no outro profissional.

“Pedi novos exames, mantive a medicação homeopática, fitoterápica e os florais o que deram ótimos resultados e zerou a prostatite aguda infecciosa”, diz o farmacêutico.

Euler poderia ter se aposentado, mas continua atendendo com horário agendado todas as tardes em sua farmácia na cidade da região centro-oeste mineira. “Esse e outros atendimentos me colocam mais próximo das pessoas, de ser acessível para elas. Não consigo parar de trabalhar, pois tenho amor pelo o que faço”, relata.

Conte também a sua história, em poucas linhas, com fotos e envie para comunicacao@crfmg.org.br 











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG