Mais uma vez, foi um sucesso a ação de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso e de orientação aos transeuntes sobre os riscos da automedicação, realizada pelo CRF/MG, nessa quinta-feira, 24/6, na entrada principal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, parceira do evento.
A ação faz parte da Semana de Conscientização e Combate à Automedicação, conforme prevê a Lei estadual 21.782/2015.
Pesquisa encomendada pelo CFF em 2020 detectou que 77% da população se automedica, quando deveria buscar a orientação dos profissionais de saúde, como o farmacêutico.
Transeuntes e motoristas lotaram duas bombonas (coletores) de medicamentos, que serão pesados e recolhidos pela Associação dos Farmacêuticos de Drogarias (Asfad) e CR Biologic, que dará a destinação correta aos produtos recolhidos.
De acordo com a Anvisa, cerca de 30 mil toneladas de remédios são jogados fora de forma inadequada pelos consumidores a cada ano no Brasil. “O descarte incorreto causa o risco sanitário, com o aproveitamento destes medicamentos vencidos, que podem desencadear intoxicações, reações alérgicas e até a morte, e o risco ambiental, com a contaminação do solo e da água”, alerta a presidente Júnia Célia de Medeiros que, juntamente com o diretor-Tesoureiro Christian Matos, participou todo o tempo da ação.
A deputada Ana Paula Siqueira prestigiou o Conselho participando durante um período da ação “Traga de Volta”. Desde a primeira edição, a parlamentar tem atuado na ALMG para a realização dessa ação de orientação à população. Também esteve no evento o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira.
Saiba mais sobre o Programa Traga de Volta do CRF/MG em
https://www.crfmg.org.br/tragadevolta/
Mapa do Site