Ações de saúde junto à população e reuniões marcam as atividades do CRF/MG em Paracatu

Comunicação CRF/MG - 08/07/2022 às 17:45:31

Visando ainda mais aproximação e para ressaltar a importância do farmacêutico como profissional de Saúde, a diretoria do CRF/MG tem realizado ações no interior do estado.

Na manhã dessa sexta-feira, 08 de julho, os moradores da cidade de Paracatu, no noroeste mineiro, receberam orientações dos farmacêuticos sobre os riscos da automedicação, prática ainda muito adotada pelos brasileiros, que é responsável por cerca de 30% dos casos de intoxicação no país.

A presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros, participou das atividades juntamente com a assessora de Diretoria Aparecida Oliveira, com o Delegado Regional do Conselho naquela região, João Vítor de Souza Coelho, que foi responsável em organizar o evento. O vice-prefeito Gabriel Ferrão Pedroso e Souza, a farmacêutica Secretária de Governo municipal, Isitys Lorhane, e a farmacêutica professora da UNI Atenas, Juliana Borges, também participaram das ações, que teve a parceria da Prefeitura de Paracatu e do SESC local.

Análises Clínicas

Em seu propósito de ouvir as demandas e sugestões dos colegas analistas clínicos, a presidente Júnia Medeiros esteve em dois laboratórios clínicos, em Paracatu.

Ela foi recebida, juntamente com o Delegado regional João Vítor Coelho, pelos farmacêuticos proprietários dos Laboratórios Bioclínica, Franklin Botelho Borges, e Santa Clara, Danilo Ulhoa.

A diretoria e o Grupo Técnico de Trabalho de Análises Clínicas têm trabalhado para aumentar a representatividade desse segmento e para garantir a importância e a permanência do farmacêutico como o profissional de referência nos laboratórios clínicos.

Reunião com a Secretaria de Saúde

Para fechar o dia, no fim da tarde, a presidente Júnia Medeiros, o farmacêutico João Vítor e assessora Aparecida Oliveira se reuniram com o prefeito Igor Pereira dos Santos e a Gestora da Assistência Farmacêutica, Tatiana Tosta de Almeida.

A presidente apresentou o projeto do CRF/MG que visa destacar a importância da atuação do farmacêutico no âmbito da assistência farmacêutica no SUS. “Precisamos sensibilizar os gestores da importância e o valor do farmacêutico para a assistência farmacêutica junto à população”, enfatiza Júnia.

Para ela, o dia foi intenso, “mas valeu a pena, pois é importante o CRF estar presente em atividades de educação e orientação à população no interior. E tudo isso somente foi possível com o apoio e a organização planejada pelo nosso delegado regional”, conclui a presidente.