Anvisa estende as quantidades máximas de medicamentos sujeitos a controle especial e autoriza a entrega domiciliar

Comunicação CRF/MG - 25/03/2020 às 12:47:42

Anvisa estende as quantidades máximas de medicamentos sujeitos a controle especial e autoriza a entrega domiciliar

Ontem, 24 de março, foi publicada a RDC nº 357/2020, que estende, temporariamente, as quantidades máximas de medicamentos sujeitos a controle especial permitidas em Notificações de Receita e Receitas de Controle Especial e permite, temporariamente, a entrega remota definida por programa público específico e a entrega em domicílio de medicamentos sujeitos a controle especial, em virtude da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) relacionada ao novo Coronavírus (SARS-CoV-2).

A resolução é válida por 6 meses, podendo ser estendida conforme a necessidade de Emergência de Saúde Pública relacionada ao Coronavírus.

As quantidades de medicamentos sujeitos a controle especial das prescrições realizadas até a data de ontem, 24 de março, e que estejam dentro da validade, podem ser estendidas para mais 30 dias de tratamento.  O farmacêutico, no momento da dispensação, deve avaliar a posologia prescrita e calcular a quantidade adicional de medicamentos a ser dispensada.

Todas as regras para o preenchimento das Notificações de Receitas e Receitas de Controle Especial estão mantidas e devem continuar seguindo o preconizado pela Portaria SVS/MS nº 344/1998 e pelas Resoluções de Diretoria Colegiada - RDCs nº 58/2007, nº 11/2011 e nº 191/2017.

Os prescritores, a partir de hoje, 25 de março, devem seguir as quantidades máximas preconizadas no Anexo I da Resolução. Não caberá ao farmacêutico realizar ajustes e aumentar por, conta própria, a quantidade de medicamentos dispensados, mesmo que esta obedeça aos limites estabelecidos na resolução.

A escrituração no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), permanece obrigatória. A quantidade escriturada deve obedecer a real quantidade de medicamentos dispensados ao paciente, mesmo para as prescrições com data anterior à resolução, ou seja, para aquelas que houve a adição de unidades para mais 30 dias de tratamento. 

A resolução também possibilita a entrega remota e domiciliar de medicamentos sujeitos a controle especial. Contudo, permanece proibida a venda pela internet

Para isso, a unidade de saúde pública ou privada deve atender as seguintes regras:

  1. Garantir a prestação das assistência farmacêutica remota.
  2. Controlar, registras e monitorar todas as dispensações, conforme formulário especificado.
  3. Buscar previamente a Notificação de Receita ou Receita na casa do paciente e, somente após a conferência do farmacêutico, proceder a entrega do medicamento.
  4. Manter todos os registros disponíveis no estabelecimento para fins de acompanhamento do paciente e fiscalização.

 

Vale destacar que os Antimicrobianos não estão incluídos na resolução e a dispensação continua submetida aos critérios e prazos estabelecidos pela RDC 20/2011.

As cloroquina ou hidroxicloroquina, estão sujeitas a receita especial de duas vias, conforme determina a RDC 351/2020. Estes medicamentos estão inclusos no Anexo I, Lista C1, da Portaria SVS/MS nº. 344/98 e, portanto, incluídos na RDC 357/2020. Além disso, escrituração de novas inclusões destes medicamentos precisam ser transmitidas via SNGPC.

 

 











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Anuidade 2020
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG